Encontro contou ainda com a presença do secretário estadual Alsones Balestrin, de Inovação, Ciência e Tecnologia, que, em sua passagem pela Universidade, visitou o TecnoUCS
Na semana em que se comemora o Dia da Inovação, a Universidade de Caxias do Sul, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS e a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS deram mais um passo em favor do desenvolvimento regional. Os reitores das respectivas instituições, Gelson Leonardo Rech, Carlos André Bulhões Mendes e Leonardo Beroldt, reuniram-se na tarde da segunda-feira, dia 17 de outubro, no Gabinete da Reitoria da UCS, e discutiram um protocolo de intenções para unir esforços em torno de ações de alto impacto e estruturantes em prol do avanço do ecossistema de inovação e do desenvolvimento da Serra Gaúcha. A agenda teve também a participação do secretário estadual Alsones Balestrin, de Inovação, Ciência e Tecnologia.
A proposta articularia formalmente a “Aliança pela Inovação da Serra Gaúcha”, iniciativa que visa potencializar projetos e ações de pesquisa, desenvolvimento e inovação alinhando interesses entre as Instituições de Ensino Superior. Além da UCS, UFRGS e UERGS, o projeto prevê ainda a participação do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS).
O encontro estabeleceu aspectos envolvendo a cooperação, e os reitores sinalizaram que a formalização do protocolo deve ocorrer até o final do mês de outubro.
Sobre a Aliança pela Inovação da Serra Gaúcha
Os debates para formalização de uma Aliança pela Inovação da Serra Gaúcha começaram ainda em janeiro, encabeçadas inicialmente pela UCS e UFRGS. Em fevereiro, durante encontro na Escola de Gastronomia, em Flores da Cunha, os reitores das quatro Instituições de Ensino Superior assinaram um manifesto formalizando a intenção de criar uma aliança regional. Em julho, nova reunião entre os dirigentes da UCS e da UFRGS sinalizou para que a Universidade de Caxias do Sul liderasse o movimento na região da Serra Gaúcha.
A reunião desta tarde deu mais um passo rumo ao fortalecimento das relações entre as instituições de Ensino Superior da Serra Gaúcha. A partir do encontro, ficou decidido o modelo de colaboração entre as Universidades, que terá foco no caráter técnico, científico e cultural, e deve ser realizada por meio de projetos e de convênios específicos, mas de comum acordo entre as IES.
A iniciativa será semelhante à Aliança para Inovação envolvendo UFRGS, PUCRS e Unisinos, em prática desde 2018, na Região Metropolitana, e que foi responsável, entre outras ações, pelo Pacto Alegre.
UCS vai liderar movimento na Serra
“A inovação é uma palavra de ordem da qual não podemos fugir, e que tem um princípio: não é feita de forma isolada. É quase por definição que ela precisa de pares, é colaborativa, é conjunta. É um elemento que justifica a gente que de fato quer desenvolver o ecossistema”, destacou o reitor da UCS, professor Gelson Leonardo Rech, ao ressaltar que, no contexto regional, a UCS vai liderar o processo de implementação da Aliança de Inovação pela Serra Gaúcha.
Nesse sentido, o reitor da UERGS, Leonardo Beroldt, reforça que a parceria busca gerar um trabalho colaborativo, considerando as expertises individuais de cada Instituição. “Quando se juntam as quatro instituições de ensino é com o propósito de somar esforços para se complementarem”, pontuou.
Reitor da UFRGS, Bulhões destacou que o objetivo da cooperação é gerar benefícios para a sociedade, a partir de uma estrutura de governança e gestão que possa criar mais oportunidades. “Até a própria definição de inovação: conhecimento, que qualquer escola, universidade, faculdade está gerando, gera algum tipo de riqueza – material, social, econômica, moral, política, etc. – que gera qualidade de vida. Inovar é jogar isso de volta para a sociedade”, contextualiza.
“Esse movimento de aliança e cooperação é fundamental! Certamente vai mexer com o espírito colaborativo do próprio ecossistema de inovação aqui da Serra Gaúcha. Eu acredito na ideia de cooperação, até porque, como pesquisador, fiz minha tese sobre cooperação há 20 anos”, destacou o secretário, pontuando que, em rankings nacionais, o Rio Grande do Sul aparece na liderança entre os Estados, com destaque em indicadores com patentes, produção científica e investimento público.
Imprensa UCS
Foto: Bruno Zulian
1º Simpósio de Estomias do Tacchini reúne 70 profissionais de saúde
Secretaria da Mobilidade informa alterações no trânsito no bairro Maria Goretti, em Bento
Valor de repasse do IPE Saúde é ampliado e prestadores receberão R$ 163,1 milhões nesta quinta, dia 21