A Atuaserra – Instância de Governança Regional Uva e Vinho para o turismo, realizou, na tarde de terça-feira (06/12), a sua Assembleia Geral Ordinária. Na pauta, foi apresentado um breve relatório das principais ações realizadas por cada município ao longo de 2022 para a apreciação dos associados, bem como dos assessores da Atuaserra.
A reunião foi marcada pelas realizações dos municípios que compartilharam suas experiências. André da Rocha deu início a gravação do filme acerca do município; criou o slogan oficial “Pequeno, Grande Pago”; e deu continuidade ao seu processo de pavimentação.
Por sua vez, Bento Gonçalves destacou o trabalho continuado de promoção e divulgação do destino de enoturismo em 13 feiras nacionais e 01 internacional – Fit Argentina; além das receptivas de 5 famtrip internacionais e da captação do maior evento ciclístico do mundo – Granfondo GFNY – que contou com cerca de 1.500 participantes de todo o mundo.
Coronel Pilar comentou acerca do esforço público de tornar o município turístico, das capacitações realizadas pelo SENAR, e das assessorias constantes da Atuaserra.
Garibaldi encerra 2022 com uma grata surpresa: a excelente aceitação do recém lançado Festival Grostoli que reuniu 22 mil visitantes. Os tradicionais eventos – Fenachamp, Garibaldi Vintage (duas edições), Natal Borbulhante e Garibaldi Gastro – também foram um sucesso.
Guaporé celebrou o ano de 2022 com o marco de 35,8 mil passageiros no Trem dos Vales – de extrema importância para a economia local. O fortalecimento das rotas de compras que se destacam, principalmente, pelas joias e lingeries, também foram pautadas.
Protásio Alves ressaltou a criação da trilha ecológica, o número de caminhantes e a importância das águas termais para as empresas hoteleiras locais.
Já Monte Belo do Sul retomou os eventos presenciais Vieni Vivere la Vita Festival e Polentaço; bem como está trabalhando em uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação para a implementação do ensino de turismo a partir de 2023.
Nova Prata foi marcada pela retomada de mais de 10 eventos presenciais, com destaque para o 18º Festival Internacional de Folclore; Prêmio de Melhor Festival de Folclore do Mundo (3º ano consecutivo); e para a Feira Gastronômica da Confraria da Gastronomia.
Em dezembro de 2022, Pinto Bandeira foi agraciada com o reconhecimento da Denominação de Origem (DO) dos Altos de Pinto Bandeira – distinção para os espumantes naturais.
União da Serra destacou o projeto de turismo rural junto ao SENAR, a criação do Plano Municipal de Turismo e do sistema de cultura.
A Terra da fé, pão e vinho, Vila Flores, celebrou a criação da Secretaria de Turismo e Cultura, a reativação do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) e os lançamentos do Roteiro Turístico Caminho Sagrado, da Rota das Agroindústrias e da Trilha do Perusso. Por fim, também (co)oficializou o Talian, tornando o município bilíngue.
Dentre as muitas ações, Vila Maria foi marcada pelas parcerias público-privadas, que viabilizarão o Maringá Eco Park, Colônia Paraíso, Mais Peixes, Cantina Bianchi, Clube de Tiro e Pesca Buffon, e Cantina da Arte. Além disso, também realizou a atualização do Inventário Patrimonial e Turístico (CIPLAN), o inventariamento de edificação histórica, e a iluminação da área urbana 100% LED – que permite um visual noturno magnífico.
Por sua vez, Vista Alegre do Prata destacou a atualização do Inventário do Patrimônio Histórico e Arquitetônico, criação do Plano Municipal de Cultura, arborização urbana e espaço de lazer na área industrial. A criação da legislação, projeto, e posterior assinatura, do Gemellaggio entre a cidade e Valbrenta também chama a atenção.
Terra de Longevidade, Veranópolis enfatizou o Conselho Municipal de Turismo ativo e atuante; a realização dos cursos de Garçom Básico e Intermediário (24 jovens) e Agente de Informações Turísticas (em andamento); bem como a assessoria para diversos empreendimentos ativos e em implementação, em parceria com a Atuaserra.
Em 2022, São Vendelino criou o Plano Municipal de Turismo e se destacou pela realização do Kerb Fest, além da participação expressiva dos empresários das atividades propostas.
Ao findar a reunião, os assessores da Atuaserra, Everson Marca, Jones Puton, Liliane Luz e Paula Fogaça, profissionais que atuaram ao longo do ano em diversos municípios, realizaram as suas apresentações. Beatriz Paulus, diretora executiva da entidade, realizou apresentação sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), pacto da Organização das Nações Unidades (ONU) para um mundo melhor.
Fonte: Sene Comunica
PG
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor