A Coordenadora Diocesana da Iniciação à Vida Cristã, Margareth Bedin Menegat, deu sequência na formação com abordagem para a metodologia catequética, e destaque para a organização dos encontros e propostas pedagógicas
Na quarta-feira, 17 de julho, teve início o ciclo da Formação Catequética na Região Pastoral de Garibaldi, que tem a proposta de reunir e formar as catequistas das diferentes paróquias que compõem a região. São elas: Paróquia São Pedro (Garibaldi), Paróquia São Marcos (Marcorama – Garibaldi), Paróquia Nossa Senhora Mãe de Deus (Carlos Barbosa), Paróquia Nossa Senhora das Graças (Arcoverde – Carlos Barbosa), Paróquia São Lourenço (Coronel Pilar) e Paróquia São João Batista (Daltro Filho).
Realizado na Sala São Pedro do Salão Rex Populi, o primeiro encontro da formação contou com a participação de 223 inscritos. Inicialmente, as catequistas participaram da acolhida e oração inicial, conduzidos pelo coordenador da Região Pastoral de Garibaldi, padre Luís Carlos Conci. “A catequese acolhe a vida de fé que se renova a cada dia e quer expressar uma gratidão enorme pela misteriosa ação do Espírito Santo! O caminho da catequese terá que criar caminhos e tirar forças para sempre, na Igreja renovar na simplicidade, na ousadia e na criatividade o plano de salvação da vontade de Deus!”.
Logo depois, a Coordenadora Diocesana da Iniciação à Vida Cristã, Margareth Bedin Menegat, deu sequência na formação com abordagem para a metodologia catequética, e destaque para a organização dos encontros e propostas pedagógicas. Para finalizar, os catequistas foram divididos em grupos e encaminhados para diferentes salas do Salão Rex Populi, para juntos realizarem o exercício da Leitura Orante da Palavra de Deus, com a Parábola do Semeador.
Para a catequista Rafaela Cattani Fardo, 16 anos, que atua na Paróquia Nossa Senhora Mãe de Deus de Carlos Barbosa, o primeiro encontro ressaltou a missão do catequista. “Para mim, esta primeira formação catequética ressaltou sobre a importância da catequese na missão de semear Jesus na vida do catequizando, acolhendo-o fazendo que ele se sinta parte do encontro e deseje seguir a Cristo”.
No total, a Formação Catequética da Região Pastoral de Garibaldi, terá a realização de 11 encontros mensais e previsão de conclusão para agosto de 2025. Ao término do curso, os catequistas participantes receberão o Certificado de participação, assim como, uma bela bagagem de conhecimento a ser compartilhado junto aos seus catequizandos, na missão de promover o encontro pessoal com Jesus Cristo.
Fonte: Diocese de Caxias do Sul
Alunos da EMEF Maria Borges Frota participam de contação de histórias em alusão à consciência negra
Prefeitura realiza reunião com corsan para tratar sobre o abastecimento de água nos bairros
Em formato on-line, OAB/RS realiza eleições nesta sexta-feira