Atividade reuniu mais de 60 pessoas entre padres, religiosas, agentes funerários, ministros, leigos e leigas que atuam na Pastoral da Esperança; ao todo são quatro encontros sobre luto, trauma e primeiros socorros psicológicos no território da fé
A Região Pastoral de Caxias do Sul deu início, na manhã do sábado, 17 de setembro, ao ciclo de encontros de capacitação em luto, trauma e primeiros socorros psicológicos no território da fé. A atividade reuniu mais de 60 pessoas entre padres, religiosos, religiosas, agentes funerários, ministros, leigos e leigas que atuam na Pastoral da Esperança. O bispo diocesano, Dom José Gislon, também marcou presença na formação.
Com o nome “Encontros de Esperança”, são quatro encontros de setembro a novembro de 2022. A assessoria da capacitação é feita pelo Luspe Instituto de Psicologia. Coordenador da Região Pastoral de Caxias do Sul, padre Tadeu Antônio Libardi, explicou a importância da capacitação. “Os padres de nossa cidade e também as lideranças vinham pedindo há algum tempo estes momentos. E nós, juntos, pensamos essa formação para atuar com um olhar de esperança, tendo a fé e a ciência de mãos dadas para cumprir bem a missão que nos é confiada”, pontuou.
A fundadora do Instituto, psicóloga e doutora em Teologia, Ana Paula Reis da Costa, explanou a base de conteúdos que estará na pauta. A capacitação une os aspectos psicológicos e teológicos para uma melhor preparação daqueles que são responsáveis pelo trabalho com o sepultamento e os enlutados. “Precisamos levar em conta que estamos trabalhando com a horizontalidade da ciência da psicologia que é o tempo da vida. A teologia, a experiência de sentido que entra na vida, é a dimensão vertical. O tempo chronos, da vida, e o tempo de Deus, chamado de kairós“, salientou.
Os encontros acontecem na Catholica Domus, no centro de Caxias do Sul, conforme cronograma abaixo. O investimento é de R$ 100,00 por pessoa. É possível se inscrever no dia das capacitações também.
15 de outubro | Sábado
08h30min às 11h45min
18 de novembro | Sexta-feira
19h30min às 22h
19 de novembro | Sábado
08h30min às 11h45min
Fonte e fotos: Diocese de Caxias do Sul
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves