A Sexta-feira Santa da Paixão encerrou com a realização da 41ª Romaria à Cruz do Salgado e encenação da Paixão e Morte de Cristo em Bento Gonçalves. Mais de 6 mil pessoas passaram pelo local e prestigiaram a apresentação.
As atividades iniciaram com a concentração em frente à Escola Anselmo Luigi Picolli, no bairro Cohab, com os peregrinos rumando em direção a Igreja São Pedro Salgado, onde iniciou a encenação que busca refletir o sentido da Páscoa: a vida, paixão e ressurreição de Jesus. Participaram aproximadamente 50 figurantes, entre jovens e adultos da Paróquia Santo Antônio.
História
A história da Romaria ao Morro da Cruz do Salgado está ligada à história da imigração italiana na região de Bento Gonçalves. Os imigrantes chegaram na antiga Cruzinha, depois Colônia de D. Isabel e finalmente Bento Gonçalves a partir de 1875. No ano de 1899 foi cravada a Cruz de madeira, de aproximadamente 4 (quatro) metros de altura, ao lado de um marco que o agrimensor Pedro Salgado identificou como sendo o ponto mais alto de Bento.
Em 1976, Pe. Oscar Bertholdo instituiu a Romaria Motorizada à Cruz do Salgado. Também, a partir desta data foi introduzida a Bênção das ervas medicinais e da Macela (ou marcela), uma vez que na tradição popular esta deve ser colhida antes do nascer do sol da sexta-feira santa. Em 2004, a Paróquia oficializou a Romaria ao Morro da Cruz do Salgado.
Esportivo estreia pelo Gauchão Série A2 em menos de um mês
Diocese de Caxias do Sul emite nota de pesar pelo falecimento do Papa Francisco
MOTOCICLISTA FICA FERIDO EM ACIDENTE NA BR-470, EM CARLOS BARBOSA