O número de recursos relacionados ao seguro-desemprego, oriundos de municípios da região, teve um acréscimo de cerca de 40% durante 2016. Foram , em média, mil encaminhados ao Ministério do Trabalho de Caxias do Sul por mês durante o ano passado. As informações são do gerente do MT, Vanius Corte.
O sistema adotado estabelece alguns critérios antes de ser aprovada a liberação do encaminhamento do seguro. “Com a adoção desses novos filtros, isso fez com que muitas pessoas tivessem o pedido de seguro-desemprego indeferido”, afirma Corte. Um dos casos mais frequentes, segundo ele, é com pessoas que possuem uma empresa ou que são sócias de algum empreendimento, mesmo que não esteja em atividade, e que buscam o benefício.
“Então a pessoa encaminha, o seguro-desemprego é negado. Ela tem que vir no Ministério do Trabalho em Caxias do Sul, fazer o recurso, mostrando que essa empresa, na verdade, não está em atividade e ela tem que encaminhar, antes mesmo de encaminhar o recurso, o pedido ou de baixa da empresa ou de retirada da sociedade”, explica Corte, ao mencionar que este aumento do serviço pode ser desencadeado também pelo empreendedorismo da região.
A expectativa, conforme o gerente do MT, é que o número de encaminhamentos diminua neste ano com a redução do numero de desempregos, embora durante o mês de janeiro o cenário tenha se mantido semelhante com o do ano passado. A área de abrangência do Ministério do Trabalho de Caxias do Sul é de 42 municípios.
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
HOMEM MORRE AFOGADO DURANTE PESCARIA NA BARRAGEM DO BURATI, EM FARROUPILHA
BRIGADA MILITAR PRENDE HOMEM POR TENTATIVA DE FEMINICÍDIO EM NOVA PRATA
47ª Romaria dos Motociclistas reúne multidão no Santuário de Caravaggio