A Receita Estadual deflagrou, nesta terça-feira (1°/6), nova operação ostensiva de fiscalização para combater a sonegação de ICMS. A ação teve como alvo uma empresa do setor metalmecânico que atua na região da Serra. O valor devido e não recolhido aos cofres públicos é estimado em R$ 1,7 milhão.
Conforme o fisco gaúcho, os indícios apontam para o descumprimento da legislação no recebimento de créditos de ICMS em pagamento por venda de produtos. Para fazer jus à prática, o contribuinte deve ser do ramo industrial, não sendo aplicável a contribuintes do ramo do comércio.
A atuação ostensiva é coordenada pela Delegacia da Receita Estadual em Caxias do Sul (3ª DRE) e conta com a participação de dois auditores fiscais, dois técnicos tributários e apoio da Brigada Militar, tendo como propósito a busca e apreensão de provas e documentos para subsidiar os trabalhos de auditoria fiscal.
Considerando a pandemia da Covid-19 e prezando pela saúde e segurança de todos envolvidos, a operação segue todos protocolos estabelecidos pelo governo do Estado do Rio Grande do Sul e pela Secretaria Estadual da Saúde.
Operações
Por meio das operações deflagradas, a Receita Estadual intensifica sua atuação em diversos ramos da economia, tendo programadas, para os próximos meses, outras operações neste e em outros setores econômicos.
Além de buscar recuperar os valores devidos aos cofres públicos e combater a sonegação, as ações promovidas pelo fisco estadual buscam proteger os contribuintes que pagam corretamente seus tributos e coibir a concorrência desleal entre empresas.
Texto: Ascom Sefaz/Receita Estadual
Obra “Mulheres Artistas da Época Moderna” chega ao público neste sábado (18), na Feira do Livro de Bento Gonçalves
Espetáculo musical “Siami partiti” da Associação Caminhos de Faria Lemos ocorre nesta quinta-feira, 16 de outubro, na Casa das Artes,
Inova Bento apresenta projeto “Hub de Inovação Regional” na Câmara