Dois rebentos da videira mais antiga do mundo, com cerca de 500 anos, vem da Eslovênia para serem plantados nesta quarta-feira, 26. Os ramos serão cultivados no Vinhedo do Mundo no Ecomuseu da Dal Pizzol Vinhos Finos e na Fundaparque – sede da edição da Wine South America, às 11h e às 17h, respectivamente.
Localizada no centro histórico de Lent, na cidade de Maribor, Eslovênia, a variedade Modra kavcina (autóctone) está sustentada na parede externa de uma casa do século XVI, por tutores de madeira em extensão de 30 metros, com um tronco de cerca de 80 cm de diâmetro. Atualmente a casa histórica e a vinha velha (Stara Trta) são Patrimônio da Humanidade – UNESCO.
Apesar da idade, a vinha velha produz cada ano cachos de uva com formato piramidal; bagas redondas de cor azulada, cobertos de pruína e pesando cerca de 100 gramas, de acordo com o andamento do clima e da fertilização.
Anualmente é realizada uma colheita simbólica, que fica entre 35 e 55 kg de uvas. Após a vinificação, são envasadas entre 100 e 200 garrafas de vinho, contendo apenas 250 ml de vinho cada.
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Prefeitura de Bento realiza mutirão para limpeza de pichações
Bento: reforma do telhado do ginásio de esportes é contemplada no Avançar Mais no Esporte