Parto triplo é raro na espécie e reflete fatores como genética, nutrição adequada e manejo reprodutivo eficiente
A equipe de professores, alunos e colaboradores conectados à Área Experimental e Fazenda Escola (AEFE) da Universidade de Caxias do Sul, localizada em Fazenda Souza, celebrou, neste mês de agosto, um acontecimento especial no rebanho ovino: o nascimento de três cordeiros de uma mesma ovelha.
Embora partos gemelares (dois cordeiros) sejam relativamente comuns na espécie, conforme explica a professora dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária Marcele Sousa Vilanova, o nascimento triplo é menos frequente e depende de fatores como genética, nutrição adequada e manejo reprodutivo eficiente. Agregando aos vários casos de partos duplos na Fazenda Escola, este é o primeiro de trigêmeos. “A novidade foi tomada como marco motivador para a equipe e os estudantes dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária, que em conjunto com os docentes realizam diversas atividades de manejo semestrais, reforçando o compromisso da UCS com o ensino, a pesquisa e as boas práticas de criação”, destaca.
A mãe e os três cordeiros (duas fêmeas e um macho) receberam atenção especial. “É importante garantir que todos os neonatos façam a ingestão adequada de colostro e que recebam suplementação alimentar na mamadeira, em função da maior demanda de leite para o trio, e que a mãe receba uma dieta especial, garantindo a produção de leite para a turminha”, explica a docente.
O rebanho de ovinos da Área Experimental da UCS contribui ao desenvolvimento de competências e habilidades dos acadêmicos voltadas ao manejo nutricional, sanitário e reprodutivo, com base no cuidado com o bem-estar animal. A realização de técnicas que permitem o aprimoramento profissional ocorre em disciplinas como Fisiologia Veterinária II, Biotecnias Reprodutivas, Ginecologia e Obstetrícia Veterinária, Andrologia Veterinária e Clínica Médica e Cirúrgica de Ruminantes. Nas classes de Ovinocultura e Caprinocultura, por exemplo, os estudantes realizam um projeto pecuário ovino, com a responsabilidade de apontar melhorias para o sistema da AEFE e defendê-las em apresentação aos colegas, qualificando também habilidades de comunicação, de tomada de decisões e de aplicação dos conceitos técnicos aprendidos em sala de aula.
Fonte: ACOM|Assessoria de Comunicação
Fotos: Gabriel F. Pauletti/UCS
34ª ExpoBento abre venda de espaços a empresas de Bento Gonçalves
ENAJOS encerra edição recorde sob liderança de Roberta Barreto
Audiência Pública discute Plano Plurianual 2026-2029 na Câmara de Bento Gonçalves