De forma recorrente, a Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura promove reuniões com os produtores que participam das feiras municipais. Nesta semana na Fundação Casa das Artes, o encontro com o Conselho das Feiras foi pautado pelo incentivo à regularização dos produtores rurais, boas práticas de fabricação e demais instruções sobre as comercializações.
Durante a reunião, a Secretaria conscientizou sobre a importância e necessidade da legalização dos produtores que manipulam alimentos, garantindo a entrega de um produto com procedência e de qualidade para os consumidores.
Atualmente, participam das feiras Livre do Produtor Rural e Ecológica 54 produtores de Bento e região. O intuito é estimular que os agricultores que produzem geleias, pães, massas e qualquer outro alimento preparado – que passam por operações em sua matéria-prima -, se cadastrem no Programa Municipal de Agroindústrias. Em caso de produtos de origem animal, a legalização deve ser feita junto ao Serviço de Inspeção Municipal (SIM).
Bento já conta com 31 agroindústrias cadastradas no Programa Selo Sabor de Bento, e mais nove em processo de legalização. Também foram discutidas as políticas de incentivo à regularização dos produtores que estão sendo estudadas pela Administração Municipal.
A fim de trocar experiências, uma comitiva da Secretaria de Agricultura de Caxias do Sul também esteve presente. O objetivo é fazer um intercâmbio de informações entre os municípios, buscando estabelecer uma padronização nos incentivos oferecidos aos produtores e nas questões de fiscalização. O programa Selo Sabor de Bento também norteou as discussões, sendo levantada a possibilidade da adoção do programa em Caxias do Sul.
O chefe do escritório da Emater de Bento, Thompson Didoné, o coordenador do SIM, Cristiano Selbach, o coordenador dos distritos Henrique Nuncio, os fiscais da Vigilância Sanitária, Rafael Vieira e Dasy Bortolini, também acompanharam o encontro.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura
Foto: Divulgação/SMDA
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor