A paróquia de São Marcos segue acolhendo os encontros que antecedem a festa dos dias 1° e 2 de fevereiro. A comunidade Nossa Senhora da Saúde (Linha 47), foi quem realizou, nesta quinta-feira, 23, a quarta celebração em preparação a 120ª Romaria Votiva.
A missa foi presidida pelo Padre Gilnei Fronza, com a participação dos padres Jocimar Romio, Ademar Pelegrini e Jaime Gusberti. Hoje a celebração acontece na Paróquia de São Marcos (acolhendo a comunidade Santo Antônio), ás 20hs, encerrando a Peregrinação que foi celebrada nas capelas da paróquia de São Marcos, atendidas pelo pároco Ademar Pelegrini.
Já de 25 a 31 de janeiro, as demais paróquias de Farroupilha e região são convidadas a presidir os encontros no Santuário de Caravaggio. Por fim, haverá a festa com procissão e bênção das máquinas no dia 1° de fevereiro e missa especial no dia 2 de fevereiro. O lema da festa deste ano é “Se quiseres cultivar a paz, preserva a criação”.
A HISTÓRIA
Toda a primavera e o verão de 1898 foram implacáveis com nossos agricultores devido à seca e as dificuldades daqueles primeiros tempos; mas, a vontade de vencer é que tudo transformou.
No início de 1899, foram convidadas as pessoas para virem em romaria (a pé, cavalo, carroça) até a Igreja Nossa Senhora de Caravaggio. Era o dia 2 de fevereiro. Num gesto de fé, reconhecimento e confiança vieram de Nova Vicenza (Farroupilha), Caxias do Sul, Nova Roma do Sul, Nova Trento (Flores da Cunha), Bento Gonçalves e Nova Pompeia (Pinto Bandeira). Quem atendia a paróquia era o padre Francesco de Cicco.
Todos foram acolhidos e cada um recebeu o Sacramento da Reconciliação e participou da Santa Missa das 10h. Durante a missa, apareceu uma pequena nuvenzinha. Meia hora depois, a torrencial chuva caiu para alívio de toda comunidade: os que vieram pisando pó, voltaram pisando barro.
À tarde, o grupo rezou o terço, cantou as ladainhas e retornou para suas casas. A prece sofredora dos devotos chegou ao céu e foi atendida; a agricultura que parecia ter perdido tudo, renovou a esperança.
120ª ROMARIA VOTIVA DE NOSSA SENHORA DE CARAVAGGIO
“Se quiseres cultivar a paz, preserva a criação”
24 de janeiro – Paróquia de São Marcos (acolhendo a comunidade Santo Antônio)
Missas celebradas no Santuário, às 20h:
25 de janeiro – Paróquia Santa Cruz (Nova Milano)
26 de janeiro – Paróquia Jesus Ressuscitado
27 de janeiro – Paróquia São Pedro e São Paulo (Nova Roma do Sul)
28 de janeiro – Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompéia (Pinto Bandeira)
29 de janeiro – Paróquia Santo Antônio (Forqueta)
30 de janeiro – Paróquia Jesus Bom Pastor
31 de janeiro – Paróquia Sagrado Coração de Jesus
Dias festivos
1º de fevereiro:
10h30min – Missa Campal, seguida de procissão e bênção das máquinas agrícolas,
12h30min – Almoço festivo
20h – Paróquia Nossa Senhora de Caravaggio – Procissão luminosa na Avenida Dom José Baréa até o Santuário
2 de fevereiro
11h – Missa da 120ª Romaria Votiva
Fonte: Santuário de Caravaggio
Câmara aprova projeto que dificulta progressão de regime para condenados por crime hediondo
“Zucco pelo Rio Grande” cumpre agenda na Serra com entrega de emendas, encontro com empresários e grande ato em Caxias do Sul
Jovens supermercadistas do país debatem oportunidades para o setor no RS