Uma grande operação tapa-buracos é realizada desde a manhã desta quinta-feira, dia 6, com o foco na ERS-446, trecho de Carlos Barbosa até São Vendelino. A ação foi possível em virtude de uma parceria do Daer (Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem), juntamente com as Prefeituras de Carlos Barbosa e Garibaldi.
Um convênio foi formalizada para garantir as melhorias, com o Município de Garibaldi fornecendo o asfalto e de Carlos Barbosa, o rolo compressor. Equipes do Daer executam a operação, que deverá seguir pela VRS-813, trecho de Garibaldi a Farroupilha.
Cerca de 14 quilômetros da estrada, entre os municípios de Carlos Barbosa e São Vendelino, estão recebendo a melhoria, necessária visto às más condições do trecho, com inúmeros buracos. “A principal meta é preservar vidas humanas, além de evitar danos materiais e proporcionar melhorias na trafegabilidade”, afirma vice-prefeito e secretário municipal de Obras, Antonio Fachinelli.
O superintendente Sandro Wagner Vaz dos Santos, da 2ª Superintendência Regional – Bento Gonçalves do Daer, lembrou que há escassez de recursos. “Tendo em vista isto e as rodovias que compõe, a Operação visa minimizar os efeitos dos buracos neste primeiro momento. A gente acredita que em breve o Governo disponibilize recursos para comprar asfalto e retomar contratos de conserva”, mencionou.
A pauta rodovias continua mobilizando a região e na segunda-feira, dia 10, acontece um encontro na Câmara de Indústria e Comércio – CIC Garibaldi – que tratará da recuperação, duplicação e concessão da Malha Viária da microrregião da Serra Gaúcha. A realização é da Famurs (Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul), Amesne (Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste), com apoio da CICs Serra. Haverá a presença do secretário estadual de Logística e Transportes, Juvir Costella e do secretário estadual de Governança e Gestão Estratégica, Claudio Gastal.
Fonte: Central de Jornalismo da Difusora
Fotos: Daer
Encontro de formação sobre a Campanha da Fraternidade 2025 será nesta terça-feira, 26 de novembro, em Caxias do Sul
Medida provisória libera R$ 118,2 mi para gestão de desastres no Rio Grande do Sul
5ª Exposição da Qualidade do Tacchini Saúde, em Bento, celebra recorde de trabalhos