A secretária da Educação, Raquel Teixeira, foi reconduzida ao cargo pelo governador Eduardo Leite na tarde desta segunda-feira (2/1). A cerimônia oficial ocorreu na sede da Secretaria da Educação (Seduc), no Centro Administrativo Fernando Ferrari.
O governador salientou o seu compromisso em posicionar a educação como a maior prioridade em seu novo mandato. “Fiz questão de estar aqui para reforçar o compromisso que assumi e que vou reassumir todos os dias com a educação no Rio Grande do Sul. Cada uma das secretarias será também um pouco da educação. A Procuradoria-Geral do Estado, a secretaria da Cultura, a do Trabalho, a de Inovação, de Obras etc.”, destacou.
Leite destacou ainda o impacto da educação no desenvolvimento econômico e social. “Nós, que nos propomos a governar o Estado, somos cobrados constantemente sobre gerar empregos, trazer empresas, sobre estradas e aquilo que é aparente e físico. Tudo isso tem sua importância, mas o Estado não será mais competitivo somente por ter estradas, impostos mais baixos e obras faraônicas se não tiver gente com a qualificação que este mundo demanda”, afirmou.
Na ocasião, a secretária Raquel entregou ao governador o relatório de gestão da Seduc referente aos anos de 2021 e 2022, destacando as principais ações conduzidas durante o período. Em sua fala, destacou o empenho da rede de educação do Estado. “Estou aqui renovando meu compromisso com esse Estado que me acolheu com respeito e carinho. E renovando, principalmente, o meu compromisso com uma rede de educação altamente qualificada que me acolheu também com engajamento e o compromisso necessário para avançarmos”, disse.
A secretária citou informações diagnósticas sobre a rede de ensino e os resultados na aprendizagem e a importância deste mapeamento. Observou que as avaliações constatam a situação de desigualdade social e econômica dentro da rede estadual, gerando contrastes na aprendizagem dos alunos.
“Temos que entender que só avançaremos na direção da equidade quando trouxermos as desigualdades para o centro do debate da educação. A educação de hoje tem perpetuado desigualdade e isso não poderemos aceitar”, observou.
A cerimônia contou com a presença da cantora Luíza Barbosa, finalista do programa The Voice Kids em 2019, que encerrou o encontro com um número musical.
Raquel Teixeira
Secretária da Educação do Rio Grande do Sul desde abril de 2021, a professora Raquel Figueiredo Alessandri Teixeira, natural de Goiânia, tem uma extensa carreira de serviços prestados na área da educação. É mestre e PhD em Linguística pela University of California em Berkeley (EUA), graduada em Letras e mestre em Letras e Linguística pela Universidade de Brasília (UnB).
Tem especialização em Etnolinguística pela Universidade Federal de Goiás e fez estágio pós-doutoral em Língua e Cultura pela Escola de Altos Estudos de Paris. É integrante do Conselho Consultivo do EduLab21 – Instituto Ayrton Senna, membro-licenciada do Todos pela Educação e integra a Academia Feminina de Letras de Goiás.
Nos últimos 20 anos, foi secretária de Educação, secretária de Ciência e Tecnologia, secretária de Cultura, secretária de Cidadania e secretária de Esporte em Goiás. Foi também conselheira do Conselho Nacional de Educação, deputada federal por oito anos e coordenadora da Escola de Formação de Professores de São Paulo.
Tem artigos e livros publicados, foi membro de conselhos editoriais, orientou teses de mestrado e doutorado e recebeu várias condecorações, inclusive do Ministério de Educação da França.
Texto: Thamíris Mondin e Ascom Seduc
Edição: Vitor Necchi/Secom
(KPJ)
Programação do Ruas de Lazer acontece no próximo domingo
Cooperativa Garibaldi arremata 14 medalhas em concurso em sua cidade natal
Sicredi Serrana realiza Fórum de Transformação Social com foco na educação