Dados que destacam faturamento dos estabelecimentos foram conhecidos nesta segunda-feira, em Bento Gonçalves
Com os desafios de 2023 superados, a Associação Gaúcha de Supermercados reuniu a classe para celebrar conquistas. Na esteira de um ano em que o setor do Rio Grande do Sul viu seu faturamento bater recorde, atingindo R$ 61,2 bilhões, a entidade compartilhou o Ranking Agas em solenidade realizada na noite de 08 de abril, em Bento Gonçalves.
No encontro que premia o desempenho dos supermercados, o presidente da Agas, Antônio Longo, exaltou a pujança do setor que reúne 6,7 mil lojas e emprega diretamente mais de 152 mil pessoas no Rio Grande do Sul, destacando a capacidade de resiliência do varejo, sedimentado nos valores do trabalho, da dedicação e da fé. “As histórias desses estabelecimentos retratam o DNA do nosso setor, que tem no espírito de servir a chave para acompanhar e atender o dinâmico mercado de consumo, sem esquecer de seu compromisso econômico e social”, disse Longo.
Um dos ramos que mais arrecadam impostos, responsáveis por empregar milhares de pessoas no estado inteiro e representante de quase 10% do PIB Gaúcho, o setor supermercadista é motivo de orgulho para Bento Gonçalves, que pela primeira vez sedia o Ranking Agas e a Convenção Regional, na avaliação do prefeito Diogo Siqueira. “Aqui, em Bento Gonçalves, temos três empresas, entre as 20 maiores do município, que são do ramo dos supermercados. Agradecemos o presidente Antônio Longo, um dos grandes empreendedores do nosso estado e da nossa cidade, por trazer esse evento, que é extremamente importante para o município e para o Estado. Ficamos gratos por trazerem para o nosso Município os holofotes de um ramo tão importante como o de supermercados”, disse.
Desempenho no ranking
O Ranking Agas destacou os 15 estabelecimentos que mais se sobressaíram em termos de faturamento em 2023. A liderança, mais uma vez, ficou com a Companhia Zaffari, de Porto Alegre, mas houve mudanças nas outras duas posições do pódio em relação ao ano passado. O Comercial Zaffari, de Passo Fundo, saiu do 3º lugar e foi para a vice-liderança, desbancando o Grupo Carrefour, que caiu para o 4º lugar. Quem agora ocupa a 3ª posição é a Unidasul, de Esteio, até então colocada um posto abaixo, no ranking de 2022.
Do 5º ao 7º lugares, as posições seguem com Andreazza, de Caxias do Sul; Imec, de Lajeado, e Asun, de Gravataí. O 8º posto agora é ocupado pela Master ATS, de Erechim, que subiu uma posição. A PGL Distribuição de Alimentos, de Bagé, que não estava no ranking do ano passado, aparece em 9º lugar, enquanto a Libraga Brandão Supermercados, de Santa Maria, e o Supermercados Guanabara, de Rio Grande, mantiveram o 10º lugar e o 11º lugares. Outro que não estava no último ranking é a Osmar Nicolini Comérico e Distribuição. O mercado de Bagé aparece em 12º lugar, ocupado no passado pela Unisuper, que deixou o ranking dos 15 maiores faturamentos. Já a Righi Supermercados subiu um lugar e está em 13º. O Supermercados Baklizi, de Uruguaiana, e a Cooperativa Cotripal, de Panambi, fecham o ranking em 14º e 15º lugares, respectivamente.
Para elaborar o ranking, a Agas tabulou dados de 113 companhias, que forneceram sua contabilidade de modo voluntário. Juntas, elas somam 771 lojas espalhadas por todo o Estado.
Reconhecimento às Centrais e prêmio inédito
A noite também teve mais reconhecimentos. A Agas rendeu homenagens às cinco Maiores Centrais de Negócios do RS. Elas cumprem um importante papel para oferecer competitividade a pequenos e médios supermercados. Neste ano, quem ficou com o título foi a Rede Agro, que reúne cooperativas com operações de supermercado. A Rede Super, de Santa Maria, e a Rede Grandesul, de Cachoeirinha, ficaram em 2º e 3º lugares. Também figuram na lista a Redefort, de Novo Hamburgo, e a rede Unisuper, de Porto Alegre.
O Jantar Ranking Agas ainda ofereceu um prêmio inédito, para a categoria “Responsabilidade Social”. “Sabemos como os supermercados são capazes de abrirem portas para o primeiro emprego, desenvolvendo pessoas e ações sociais”, justificou Longo, sobre a necessidade de reconhecer iniciativas neste sentido. O primeiro premiado com o troféu foi a Companhia Zaffari. A empresa detém, no setor nacional, o maior número de jovens aprendizes, além de ser reconhecida por suas ações comunitárias de caráter social e cultural.
Outro prêmio entregue na noite foi para o empreendedor bento-gonçalvense Tarcisio De Bacco. Radicado em Milão, ele administra o restaurante Biffi na famosa Galeria Vittorio Emanuele. De Bacco recebeu um troféu confeccionado pelo escultor João Bez Batti.
A Agas entregou, ainda, o Troféu Supermercador aos empresários Raul Randon (in memorim), recebido por sua viúva, dona Nilva Randon, Gilberto Petry e Paulo Gerermia, além da Associação ds Amigos de Nova Roma do Sul, representada por seu presidente, Tranquilo Tessaro. Já a presidente da Agas Jovem, Roberta Barreto, foi homenageada na categoria “Destaque Jovem Supermercadista no Ano”.
Nesta terça e quarta, dias 9 e 10, a Agas promove, também no Parque de Eventos, a Convenção de Supermercados da Serra. O evento congrega feira de negócios com mais de 120 expositores, palestras e cursos.
15 Maiores Supermercados (em faturamento)
- Companhia Zaffari Comércio e Indústria
- Comercial Zaffari
- Unidasul Distribuidora Alimentícia
- Grupo Carrefour Brasil
- Supermercados Andreazza
- Imec
- Asun Supermercados
- Master ATS Supermercados
- PGL Distribuição de Alimentos
- Libraga Brandão Supermercados
- Supermercados Guanabara
- Osmar Nicolini Comércio e Distribuição
- Righi Supermercados
- Supermercados Baklizi
- Cooperativa Cotripal
5 Maiores Centrais de Negócios
- Rede Agro
- Rede Super
- Rede Grandesul
4.Redefort
- Rede Unisuper
Fonte: Exata Comunicação
Fotos: Larry Silva
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor
Bento: sete bairros deverão ter abastecimento de água restabelecido até a noite deste sábado
Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 18 milhões