Mesa Redonda ocorre nesta quarta-feira, a partir das 18h, no auditório principal da feira
Após os números históricos registrados pelo setor vitivinícola durante a pandemia, como o mercado de vinhos tem se comportado em 2022? As vendas caíram bruscamente ou a bebida caiu mesmo no gosto dos brasileiros? Essas e outras perguntas serão respondidas por especialistas do setor durante a mesa redonda “Raio-X do Mercado de Vinhos de janeiro a agosto de 2022, com uma discussão global sobre as perspectivas dos principais canais de venda”, que será realizada nesta quarta-feira, a partir das 18h. O encontro faz parte da programação da Wine South America, maior e principal feira profissional de vinhos da América Latina.
Na mesa redonda, a apresentação dos dados do setor ficará a cargo de Felipe Galtaroça, CEO da Ideal Consulting. Ele antecipa que os números levantados apontam um panorama geral de otimismo. “No período acumulado de 12 meses, tivemos uma leve queda de 3% na soma da comercialização pelas vinícolas brasileiras com as importações. Contabilizamos 481,5 milhões de litros contra 495,5 milhões registrados no mesmo período. Atribuímos essa pequena baixa ao forte crescimento registrado na pandemia, que chegava a dois dígitos. A base de comparação é, portanto, bem alta. Além disso, temos neste ano muitas inseguranças políticas e econômicas, o que também impacta na comercialização“, avalia.
Entre os destaques positivos de vendas que serão discutidos na mesa redonda estão segmentos como espumantes e vinhos brancos. “O mercado do vinho chegou a lugares e públicos que antes eram apenas do setor cervejeiro, como o futebol, por exemplo. Hoje é comum vermos jogadores de futebol postando rótulos de vinhos, o que praticamente não acontecia. O vinho atingiu um novo patamar de consumo”, destaca Galtaroça.
A mediação da mesa redonda desta quarta-feira será realizada por Diego Bertolini, que é co-fundador da EducaVinhos. Ele destaca que as perspectivas de todos canais de venda do universo do vinho serão exploradas durante o bate-papo. “Na pandemia, os pontos digitais de venda cresceram muito. Nesse momento, notamos o digital se estabilizando e o presencial especializado crescendo mais, além de bares e restaurantes ganhando mais corpo. Os pontos físicos e digitais estão se integrando e a tendência é de multicanalidade. A pandemia nos ensinou que não colocar todos os ovos em uma cesta só é o mais prudente a ser feito”, analisa Bertolini.
Para falar sobre o canal de varejo, o presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), Antônio Longo, é presença confirmada no encontro. “O setor de vinhos está aquecido e mantém o espaço conquistado durante a pandemia na preferência do consumidor gaúcho. O acerto do mix e a organização da exposição dos vinhos são fundamentais no ponto de venda para desempenhar, e o setor tem aprofundado o conhecimento nestas áreas em parceria com a indústria. A condição climática mais fria no inverno deste ano também colaborou para alavancar as vendas”, explica.
Além de Galtaroça, Bertolini e Longo, a mesa redonda vai contar com a participação de Denilson Moraes, CEO das importadoras La Pastina e World Wine; Rogério Salume, co-fundador da Wine.com; Erni Luis Silveira, da Vinho & Ponto; Jones Valduga, do Grupo Famiglia Valduga; e Pietro Capuzzi, VCT da Concha y Toro.
A Wine South America é direcionada especialmente a profissionais do segmento, como importadores e exportadores; distribuidores e atacadistas; supermercados e hipermercados; bares, restaurantes, hotéis, padarias e lojas de conveniência; lojas especializadas em artigos de luxo; sommeliers; e varejistas especializados em vinhos e outras bebidas.
Mais de 5 mil compradores são esperados na WSA
A 3ª edição da Wine South America espera receber mais de cinco mil compradores de todas as regiões do país. Ao todo, mais de 360 marcas nacionais e internacionais apresentarão suas novidades aos visitantes durante os três dias de feira.
Vinícolas da Argentina, Chile, Eslovênia, Espanha, França, Geórgia, Itália, Portugal, Romênia e Uruguai estão entre os expositores confirmados, mostrando um panorama vitivinícola dos principais lançamentos e tendências do Novo e do Velho Mundo. A diversidade dos vinhos nacionais também estará bem representada por produtores de regiões tradicionais, como Serra e Campanha Gaúcha, e São Joaquim/SC, além de novos terroirs que vêm se destacando.
A expectativa dos organizadores é superar os números da última edição, em 2019, quando um total de negócios na ordem de R$ 20 milhões foi promovido. Além de conferir as novidades do setor vitivinícola, o visitante terá acesso a uma série de eventos paralelos. Para participar da programação paralela é necessário adquirir o ingresso que dá acesso à Wine South America. Para algumas ações, é necessária inscrição prévia, visto que as vagas são limitadas. Acesse o site da WSA para saber mais: www.winesa.com.br.
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