A Rádio Difusora 890 AM realiza nesta sexta-feira, 16, o segundo DEBATE ELEITORAL da 8ª Zona Eleitoral que abrange Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira e Santa Tereza. Depois da realização com os candidatos de Santa Tereza, chegou a vez do município de Pinto Bandeira. Aliás, será o primeiro debate da história da cidade reinstalada em 2013. A partir das 9h, no 890 AM ou no www.difusora890.com.br é possível acompanhar.
As regras do debate foram definidas em encontro realizado na emissora dia 11 de agosto. Ficou definida a não participação do candidato do PSB, Dâmaso Pavan, que esteve presente na reunião e confirmou o não interesse em estar nesta etapa. Assim, o debate terá a participação de João Pizzio (PDT), candidato à reeleição, e Hadair Ferrari (PMDB).
A previsão é de 1h30min de duração, com intervalo comercial, e será dividido em cinco blocos.
No primeiro bloco cada candidato terá 2 minutos para realizar sua apresentação. O segundo bloco será o primeiro de perguntas de candidato para candidato com duração de 1 minuto o questionamento e dois minutos a resposta, sem tréplica e réplica. Serão duas perguntas de candidato para candidato com tema livre.
O terceiro bloco do debate, o segundo com rodada de perguntas, será realizado com perguntas do mediador, com 1 minuto de pergunta e 2 para resposta. Continua-se sem réplica e tréplica. Os temas serão sorteados na hora, sugeridos em reunião pré-debate (agricultura, saúde, turismo, educação, esporte, cultura e lazer, indústria e comércio, habitação e ação social, segurança e obras). Neste bloco o mediador fará duas perguntas para cada candidato com o tema sorteado.
O quarto bloco do debate, será o terceiro de perguntas onde volta a pergunta de candidato para candidato, com 1 minuto o questionamento e 2 minutos para resposta, neste caso, com réplica de 1 minuto e tréplica de mais 1 minuto. Serão três perguntas para cada candidato.
O último bloco do debate será composto pelas considerações finais do candidato com o tempo de 3 minutos.
Em cada resposta o candidato terá uma tolerância de dez segundos além do tempo estipulado. Cada candidato terá além dos dois assessores, mais três pessoas que terão acesso ao local.
O PSB, que optou em não participar do evento, divulgou nota oficial.
Segue:
NOTA DE ESCLARECIMENTO
O Diretório Municipal do Partido Socialista Brasileiro (PSB) de Pinto Bandeira – RS vem por meio desta Nota de Esclarecimento justificar sua ausência no debate promovido pela Rádio Difusora no próximo dia 16 de setembro de 2016. Desde a fundação do Partido no Município de Pinto Bandeira, nosso compromisso tem sido o diálogo aberto com toda comunidade e o respeito a toda e qualquer pessoa.
Muitas podem ser as bandeiras, mas em momento nenhum a política deve ser motivo para dividir famílias e a comunidade. O que se tem visto nos últimos tempos, inclusive nos bastidores deste debate, são sinais de divisão com tentativas contínuas de menosprezo e de desrespeito pelo simples fato de pertencer a esta ou aquela bandeira.
O PSB não compactua com este modo de fazer política. Valorizamos e respeitamos a diversidade, mas de modo nenhum aceitamos e fomentamos a divisão. Mais uma vez reafirmamos nosso compromisso de construir unidade na comunidade de Pinto Bandeira, e isso o fazemos no diálogo franco e aberto com todos. Pinto Bandeira precisa crescer e o crescimento só acontece em um terreno permeado de unidade e respeito.
Atenciosamente,
Diretório Municipal do Partido Socialista Brasileiro
Pinto Bandeira, 16 de setembro de 2016
Fonte: Central de Jornalismo da Difusora
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Bento: reforma do telhado do ginásio de esportes é contemplada no Avançar Mais no Esporte
Vinho e espumante um passo mais perto de serem símbolos oficiais do RS