Radares e redutores de velocidade começam a ser instalados pela CSG em rodovias concedidas no Vale do Caí e Serra Gaúcha

Ao todo são 25 novos equipamentos, em 15 locais distribuídos pela ERS-122, RSC-453, ERS-240, RSC-287 e BRS-470. Os equipamentos estão previstos em contrato de concessão

Na busca por estradas mais seguras, a CSG iniciou a instalação de radares e redutores de velocidade em 15 pontos nas rodovias concedidas entre o Vale do Caí e Serra Gaúcha. Os equipamentos estão nas rodovias ERS-122, RSC-453, ERS-240, RSC-287 e BRS-470, e os pontos foram definidos após dois meses de estudos em locais de maior ocorrência de acidentes ou que oferecem maior risco para a segurança de comunidades e motoristas. A análise ocorreu por equipe técnica do Programa de Redução de Acidentes da concessionária. A previsão é de que os equipamentos entrem em operação a partir de fevereiro.

Os trechos receberão sinalização adequada, obedecendo às normas de trânsito vigentes. A emissão de multas por excesso de velocidade é de responsabilidade do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer/RS) e o valor recebido destinado ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

A ERS-122 será a rodovia com maior cobertura de controladores de velocidade, contando com 10 locais monitorados. Outros cinco pontos estarão distribuídos nas rodovias RSC-453, ERS-240, RSC-287 e BR-470, totalizando 25 equipamentos entre radares e redutores de velocidade.

Conforme o diretor-presidente da CSG, Ricardo Peres, os instrumentos de controle de velocidade surgem como alternativa para a redução de acidentes, em locais de maior incidência.

“Durante o estudo, além de nossa avaliação técnica, procuramos ouvir as instituições de segurança e comunidade para a definição de locais de maior urgência. Em contrato, já estava prevista a instalação em 10 pontos de rodovias entre o Vale do Caí e a Serra Gaúcha. Entretanto, após o período de testes, identificamos a necessidade de acrescentar mais cinco pontos, ampliando a segurança”, ressalta.

“Os novos controladores de velocidade instalados pela concessionária, junto com os já existentes, vão proporcionar um aumento significativo na segurança das rodovias, ajudando a coibir o excesso de velocidade praticado por alguns motoristas. O Daer está totalmente preparado para processar os autos de infração gerados, graças à contratação de digitadores adicionais para lidar com essa demanda crescente. Estamos prontos para atender e prestar o serviço que o Estado necessita, garantindo rodovias mais seguras para todos”, acrescenta Sandro Wagner Vaz dos Santos, diretor de Operação Rodoviária do Daer/RS.

Confira os trechos com radares e redutores de velocidade

Rodovia Km Sentido Quantidade Tipo Velocidade (Km/h)
ERS-240 7 Ambos os sentidos 2 Redutor 60
ERS-287 1 Ambos os sentidos 2 Redutor 40
BRS-470 226,2 Ambos os sentidos 2 Radar 60
RSC-453 107 Ambos os sentidos 2 Redutor 50
RSC-453 117 Ambos os sentidos 2 Radar 60
ERS-122 10,8 Ambos os sentidos 2 Redutor 60
ERS-122 46,1 Sentido Caxias do Sul 1 Radar 50
ERS-122 46,7 Sentido Capital 1 Radar 50
ERS-122 50,5 Ambos os sentidos 2 Radar 60
ERS-122 55,6 Sentido Serra 1 Radar 60
ERS-122 72,1 Ambos os sentidos 2 Radar 60
ERS-122 85,5 Ambos os sentidos 2 Radar 60
ERS-122 92 Ambos os sentidos 2 Redutor 40
ERS-122 107,9 Sentido Vacaria 1 Radar 60
ERS-122 136,2 Sentido Vacaria 1 Radar 60

 

Sobre a concessão da CSG
O conjunto de estradas concedidas à CSG representa 271,5 km. A empresa é responsável pela administração e manutenção da totalidade da ERS-122 (km 0 ao 168,65), ERS-446 (km 0 ao 14,84) e ERS-240 (km 0 ao 33,58), além de trechos da RSC-453 (km 101,43 ao 121,41), BR-470 (km 220,50 ao 233,50) e RSC-287 (km 0 ao 21,49).

As rodovias fazem parte dos municípios de Antônio Prado, Bento Gonçalves, Bom Princípio, Campestre da Serra, Capela de Santana, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Ipê, Montenegro, Portão, São Leopoldo, São Sebastião do Caí, São Vendelino, Triunfo e Vacaria.

Iniciado em fevereiro de 2023, o contrato de concessão de 30 anos, entre o Governo do Estado do Rio Grande do Sul e a CSG, prevê investimentos superiores a R$ 4,6 bilhões, com obras de duplicação em 120 quilômetros, implantação de 59,96 quilômetros de terceiras faixas, ampliação da segurança viária e sinalização, atendimento 24 horas, manutenção, entre outras ações.

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Legenda: Vinte e cinco radares e redutores de velocidade devem entrar em operação a partir de fevereiro, em 15 pontos das rodovias concedidas à CSG
Crédito: CSG/ Divulgação

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