Um novo radar meteorológico que gera informações precisas sobre eventos que podem causar desastres foi inaugurado na última quinta-feira, 1°, em São José dos Campos (SP). O Radar RMT 200 está instalado na futura sede do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), unidade de pesquisa subordinada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).
As informações do radar, agregadas a informações de pluviômetros, estações hidrológicas e sensores geotécnicos, além de outros instrumentos instalados em áreas de risco, auxiliarão no monitoramento das regiões do Vale do Paraíba, Litoral Norte, regiões metropolitanas de São Paulo e de Campinas e algumas cidades do sul fluminense e mineiro.
Com área de cobertura de 400 quilômetros de raio, as informações geradas pelo radar, combinadas a outras fontes de dados, permitirão que o Cemaden aumente a capacidade de prevenção de desastres e emita alertas antecipados para os municípios.
“Existem mudanças climáticas acontecendo no planeta e precisamos combatê-las, tanto não sua essência, em termos de liberação de carbono etc., mas também seus efeitos. Mais e mais temos efeitos climáticos que são mais sérios, mais complicados, que se não forem tomados os cuidados devidos, vão levar mais vidas”, afirmou o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes.
O radar meteorológico foi desenvolvido pela empresa IACIT Soluções Tecnológicas S.A, em parceria com o Cemaden. “Desenvolver um radar não é fácil. Isso ficava restrito apenas aos países ditos desenvolvidos. Nós temos essa capacidade no Brasil”, ressaltou o ministro.
O radar
O RMT 0200 é um radar meteorológico “banda S” de dupla polarização em estado sólido. Ele consegue fornecer, por exemplo, dados sobre a formação de nuvens densas que crescem rapidamente e provocam tempestades volumosas e monitora o tamanho das gotas de água e dos cristais de granizo existentes nessas nuvens. Com essas informações, é possível prever o volume, a localização e o momento em que ocorrerá a precipitação.
Cemaden
A cerimônia também marcou a comemoração dos 10 anos do Cemaden. Na ocasião, foi inaugurada a nova sala de situação e o auditório da instituição. O centro tem a missão de desenvolver e disseminar conhecimentos científico-tecnológicos e fazer o monitoramento e a emissão de alertas de desastres geo-hidrológicos.
Fonte: Governo Federal
Foto: Reprodução
Entenda proposta de acordo do INSS para devolução de descontos ilegais
Jovens da Região Pastoral de Garibaldi preparam peregrinação no Jubileu da Esperança 2025
Vencedora do concurso cultural do Tacchimed retira Iphone 16