Nesta terça-feira, 11, ocorreu a quinta reunião aberta do Conselho Municipal de Política Cultural com Sociedade Civil e representantes de entidades do município. O encontro virtual objetivou a disseminação sobre quem e quais entidades podem receber o auxílio emergencial o qual Bento Gonçalves receberá recursos na ordem de R$ 820 mil e de como será operacionalizado.
O presidente do CMPC, Vinícius Nardi, destacou que foi uma reunião histórica “a pandemia nos distanciou, criou muros e desafios gigantescos para todos, em especial para os trabalhadores da cultura. Ao mesmo tempo, oportunizou momentos de aproximação, escuta ativa e empatia como o vivenciado. Termos em um mesmo espaço de discussão representantes de tantos segmentos e com realidades tão distintas, permite um crescimento conjunto de valor simbólico inestimável. Ao mesmo tempo, conseguimos alcançar um dos grandes objetivos norteadores de nossas ações como conselho, que é o de fazer a informação – neste caso sobre a lei de emergência cultural – chegar a todos os cantos de nosso município, integrando os trabalhadores e não permitindo que ninguém se sinta à margem do processo”.
O secretário de Cultura, presidente da Fundação Casa das Artes e do Conselho dos Dirigentes Municipais de Cultura, Evandro Soares, ressaltou que “vendo representantes de todos os segmentos artísticos e culturais, percebo a totalidade, diversidade e a riqueza que temos em Bento Gonçalves e precisamos ser, mais do que nunca, multiplicadores de que a Lei Aldir Blanc precisa contemplar a todos, pois o campo que abriga os trabalhadores da área tem direito”.
O Prefeito Guilherme Pasin parabenizou a comunidade artística pela conquista da Lei Aldir Blanc. “É um momento de dificuldades para todos. A Cultura é uma economia ativa que engloba um número de pessoas gigante, mas com resultado que sabemos o quanto é decisivo para o desenvolvimento de uma sociedade. E neste momento é preciso entender um caminho de agregação e de valorização de nossos trabalhadores da cultura para que os recursos cheguem a todos de nosso município”.
O representante da tribo Kaingang de Bento Gonçalves, Ísaias Da Silva, agradeceu a oportunidade e às ações que surgiram nos diálogos entre os atores culturais presentes e o apoio aos indígenas.
Participaram da reunião mais de 40 representantes das seguintes entidades: Câmara de Vereadores, OAB – Subseção Bento Gonçalves, Associação dos Artesão de Rua, Movimento Negro Raízes, Sociedade 20 de Novembro, Núcleo de Estudos Afro-brasileiros, Indígenas e Africanos do IFRS (NEABI), Associação Bentogonçalvense da Cultura Tradicionalista Gaúcha, Circolo Trentino di Bento Gonçalves e Bento Convention Bureau.
Também foi enfatizado o pré cadastro lançado pela Secretaria de Cultura o qual pode ser acessado por meio deste link: http://bit.ly/cadastrobgcultura
Para mais informações ou dúvidas entre em contato pelo Whatsapp SECULT: (54) 9.9153.8242 ou pelo email: cadastroaldirblanc@gmail.com
Fonte Assessoria de Comunicação Social
Executivo poderá contratar novos Contadores após aprovação de projeto na Câmara Bento
Vereadores aprovam reajuste salarial para médicos de Bento Gonçalves
Governador Eduardo Leite participa de missa em homenagem ao Papa Francisco