Nesta terça-feira, 11, ocorreu a quinta reunião aberta do Conselho Municipal de Política Cultural com Sociedade Civil e representantes de entidades do município. O encontro virtual objetivou a disseminação sobre quem e quais entidades podem receber o auxílio emergencial o qual Bento Gonçalves receberá recursos na ordem de R$ 820 mil e de como será operacionalizado.
O presidente do CMPC, Vinícius Nardi, destacou que foi uma reunião histórica “a pandemia nos distanciou, criou muros e desafios gigantescos para todos, em especial para os trabalhadores da cultura. Ao mesmo tempo, oportunizou momentos de aproximação, escuta ativa e empatia como o vivenciado. Termos em um mesmo espaço de discussão representantes de tantos segmentos e com realidades tão distintas, permite um crescimento conjunto de valor simbólico inestimável. Ao mesmo tempo, conseguimos alcançar um dos grandes objetivos norteadores de nossas ações como conselho, que é o de fazer a informação – neste caso sobre a lei de emergência cultural – chegar a todos os cantos de nosso município, integrando os trabalhadores e não permitindo que ninguém se sinta à margem do processo”.
O secretário de Cultura, presidente da Fundação Casa das Artes e do Conselho dos Dirigentes Municipais de Cultura, Evandro Soares, ressaltou que “vendo representantes de todos os segmentos artísticos e culturais, percebo a totalidade, diversidade e a riqueza que temos em Bento Gonçalves e precisamos ser, mais do que nunca, multiplicadores de que a Lei Aldir Blanc precisa contemplar a todos, pois o campo que abriga os trabalhadores da área tem direito”.
O Prefeito Guilherme Pasin parabenizou a comunidade artística pela conquista da Lei Aldir Blanc. “É um momento de dificuldades para todos. A Cultura é uma economia ativa que engloba um número de pessoas gigante, mas com resultado que sabemos o quanto é decisivo para o desenvolvimento de uma sociedade. E neste momento é preciso entender um caminho de agregação e de valorização de nossos trabalhadores da cultura para que os recursos cheguem a todos de nosso município”.
O representante da tribo Kaingang de Bento Gonçalves, Ísaias Da Silva, agradeceu a oportunidade e às ações que surgiram nos diálogos entre os atores culturais presentes e o apoio aos indígenas.
Participaram da reunião mais de 40 representantes das seguintes entidades: Câmara de Vereadores, OAB – Subseção Bento Gonçalves, Associação dos Artesão de Rua, Movimento Negro Raízes, Sociedade 20 de Novembro, Núcleo de Estudos Afro-brasileiros, Indígenas e Africanos do IFRS (NEABI), Associação Bentogonçalvense da Cultura Tradicionalista Gaúcha, Circolo Trentino di Bento Gonçalves e Bento Convention Bureau.
Também foi enfatizado o pré cadastro lançado pela Secretaria de Cultura o qual pode ser acessado por meio deste link: http://bit.ly/cadastrobgcultura
Para mais informações ou dúvidas entre em contato pelo Whatsapp SECULT: (54) 9.9153.8242 ou pelo email: cadastroaldirblanc@gmail.com
Fonte Assessoria de Comunicação Social
Varejo gaúcho mantém ritmo de forte avanço em setembro
Parceria entre alunos do Colégio Sagrado e Secretaria do Meio Ambiente lança Projeto Bombas Verdes em Bento
Encontro de formação da Campanha da Fraternidade 2025 reúne mais de 160 pessoas em Caxias do Sul