Quase duas mil pessoas deixaram de comparecer a exames marcados em Farroupilha

Em apenas dois meses, pelo menos 1,8 mil pessoas deixaram de comparecer nos laboratórios cadastrados pela prefeitura de Farroupilha para realizar os exames solicitados pelos médicos das Unidades Básicas de Saúde de Farroupilha. Com isso, muitos usuários do Sistema Único de Saúde(SUS) que estão em fila de espera são prejudicados e as filas para conseguir os procedimentos só aumentam, atrasando cada vez mais o processo para quem tem urgência no atendimento.

Desta forma, a Secretara Municipal de Saúde de Farroupilha tem enfrentado dificuldades e faz um apelo para que a comunidade tenha consciência de que, quando se marca um exame, é necessário comparecer ou comunicar a ausência com antecedência de 48 h, dando espaço para outras pessoas serem beneficiadas e atendidas.

Apenas no mês de maio, a secretaria registrou 1.265 pessoas que faltaram aos exames laboratoriais. O dado representa mais de R$ 6 mil que não foram destinados para quem realmente precisava. Segundo o levantamento da secretaria, no mês de junho, até o dia 27, outros 647 pacientes faltaram ao compromisso, representando mais de R$ 3,6 mil que deixaram de ser aplicados em exames.

De acordo com a secretária de Saúde de Farroupilha, Rosane da Rosa, é preciso um comprometimento maior das pessoas com as coisas públicas. “Por ser um serviço gratuito, as pessoas acreditam que não precisam ter responsabilidade, mas acabam prejudicando outros usuários que, muitas vezes, não conseguem agendar seus exames por falta de horário e que podem ter urgência em algum procedimento”, afirma a secretária.

Além disso, o retrabalho e a remarcação de exames também é um problema a ser enfrentado. De acordo com o setor de Atendimento e regulação da Secretaria da Saúde responsável pelos agendamentos dos exames, há um excesso de pedidos de exames, muitas vezes repetidos para os mesmos pacientes. Existem usuários que se consultam com mais de um médico em postos diferentes e cada profissional solicita o mesmo exame que já foi feito ou solicitado anteriormente. Com isso, também há um excesso de solicitações.
Para combater estas situações de exames repetidos, a prefeitura adotou o prontuário eletrônico desde a semana passada. A novidade garante a integração dos sistemas de informática, gerando um registro das consultas, exames e procedimentos realizados por cada usuário.

Fonte: Prefeitura de Farroupilha

error: Conteúdo Protegido