Geração de conhecimento, profissionalização, troca de experiências e incentivo à permanência dos jovens no campo. Esses são alguns dos objetivos dos cursos de qualificação oferecidos pela Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura em parceria com entidades ligadas ao meio rural. Em 2019, foram ofertadas 20 capacitações que beneficiaram cerca de 200 moradores do interior.
Os cursos, desenvolvidos por meio do Programa de Qualificação e Desenvolvimento Rural, foram voltados às áreas de gastronomia, informática, floricultura e nutrição, e contemplaram produtores dos quatro distritos: Tuiuty, Faria Lemos, Vale dos Vinhedos e São Pedro.
Dentre as temáticas desenvolvidas, na área da gastronomia, os moradores receberam capacitações de “Panificação Caseira”, “Bolachas e salgados Caseiros”, “Tortas e Docinhos Caseiros”. Em relação à nutrição, os cursos abrangeram o aproveitamento integral de alimentos, cuidados com a saúde e resgate de hábitos saudáveis.
Na área da informática, foram oferecidos qualificações de “Inclusão Digital Rural”, “Excel” e “Informática Básica”, trazendo também noções de empreendedorismo e planejamento da propriedade. Já associado à floricultura, o conteúdo foi ligado a “Produção de Plantas Ornamentais, Corte e Vaso”.
Para o secretário da pasta, Dorval Brandelli, a capacitação do agricultor é fundamental para sua fixação no interior. “O constante aprimoramento dos produtores rurais é primordial, uma vez que, o conhecimento de novas técnicas propicia a implementação de outras atividades de negócios nas propriedades, o que gera renda às famílias, principal razão de sua permanência no campo. Nosso objetivo é ampliar cada vez mais o número de capacitações e também o de pessoas atendidas”, pontua o secretário da pasta, Dorval Brandelli.
As principais comunidades contempladas durante o ano foram: linhas Ferri, Demari, Veríssimo de Matos e Natividade (Tuiuty); São Valentim (Tuiuty); Capela das Almas (Vale dos Vinhedos); Linha Paulina e Vale Aurora (Faria Lemos) e Linha Cruzeiro (São Pedro).
Para receber os cursos, as comunidades interessadas precisam organizar uma turma de pelo menos 12 pessoas e solicitar a qualificação à pasta pelo telefone: 3055-7169. Demais informações também podem ser obtidas pelo número de contato.
Os cursos foram ofertados em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Emater- RS/Ascar e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bento Gonçalves (STRBG).
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura
Dia Mundial da Luta Contra a Aids: testagens na população de Bento serão realizadas dia 7
Treinão no Lago Fasolo, em Bento, reuniu atletas e comunidade
Atrações do Nossa Arte Circula RS chegam a Bento Gonçalves na sexta-feira (29/11)