Qualificação na aplicação do BTI é realizada em Pinto Bandeira

Esteve em Pinto Bandeira nesta semana, no último dia 13, Eduardo Kieling, veterinário responsável pelo setor de Vigilância Ambiental da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde de Caxias do Sul, para a capacitação de aplicadores do inseticida biológico Bacillus thuringiensis israelensis (BTI).

Na capacitação foram tratados temas como: problemas ambientais, aplicação correta para melhor eficiência do produto e regras de uso.

O Decreto que criou o Programa de Controle do Simulídeo, instituiu sua coordenação e supervisão à Secretaria Estadual de Saúde, com a participação das prefeituras municipais, nos termos da Lei 6.503, de 22 de dezembro de 1972, e do Regulamento sobre promoção e recuperação da Saúde Pública aprovado pelo Decreto 23.430, de 24 de outubro de 1974.

Os municípios vinculados ao Programa Estadual, ao solicitarem sua participação no Programa, se comprometem a seguir a Norma da Secretaria da Saúde, Gestora Estadual do Programa. Desta forma, a capacitação realizada no dia 13 de novembro de 2018 serviu para esclarecer o compromisso do Município e comunidade com o Estado. A colaboração dessas esferas da sociedade é o que garante a eficácia do produto.

Para cumprir a EXIGÊNCIA DA SECRETARIA ESTADUAL DA SAÚDE, o Município construiu juntamente com a Secretaria de Obras, uma estrutura denominada CALHA PARSHALL. Através dela, é possível medir a vazão e, utilizando fórmulas, conseguimos obter a dosagem correta de BTI por metro que deverá ser aplicada em ARROIOS PRINCIPAIS. Os córregos não mapeados, segue-se a orientação da SECRETARIA ESTADUAL DA SAÚDE, a cada 50 METROS devem ser aplicados 10 ML do produto.

A aplicação deve ser feita sempre no TEMPO MÍNIMO DE 1 MINUTO (para que a larva consiga ingerir o produto) e com regador que possua chuveirinho.

 

Fonte: Prefeitura de Pinto Bandeira

error: Conteúdo Protegido