Projeto, surgido no CIC-BG, foi encampado pelo município e aprovado em sessão na Câmara de Vereadores
Uma das iniciativas mais contundentes do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG) para combater a falta de mão de obra especializada nas empresas ganhou ainda mais projeção – e alcance.
O Qualifica Bento, surgido na entidade como forma de estimular que empresas invistam na qualificação dos funcionários, virou lei e chega para aumentar a abrangência do projeto do CIC-BG, ampliando a parcela de público atendida por ele. Agora, o município está autorizado a conceder a pessoas desempregadas a oportunidade de frequentar cursos profissionalizantes e, assim, capacitá-los ao mercado de trabalho através do Programa Municipal de Qualificação Profissional – Qualifica Bento.
“Esse movimento de união entre iniciativa privada e poder público mostra como podemos transformar a vida das pessoas. A oferta de cursos para quem está em busca de colocação profissional não só aumenta a chance de contratação, como traz conforto, esperança e condição para a garantia do trabalho digno, oportunizando renda para ascender socialmente. Qualificando as pessoas, conseguimos diminuir as diferenças entre elas e, sobretudo, criamos ambientes propícios à inovação no meio empresarial, fundamental para fomentar sua competitividade”, elogia a presidente do CIC-BG, Marijane Paese.
O projeto de Lei 125/2022, encaminhado pelo Executivo, foi aprovado na Câmara de Vereadores no dia 07 de novembro e objetiva “a promoção da qualificação social e profissional, como direito e condição indispensável para a garantia do trabalho digno para todos, possibilitando a inserção e a atuação cidadã no mercado de trabalho, com efetivo impacto para a vida dos participantes”.
Por meio do projeto de qualificação social e profissional, a prefeitura espera, entre outras finalidades, a inclusão social do cidadão, com combate à discriminação e a vulnerabilidade econômica e a permanência no mercado de trabalho e redução dos índices de demissão e rotatividade.
De acordo com o texto, o programa será destinado a jovens com idade mínima de 16 anos, salvo a condição de menor aprendiz (14 anos). Os cursos a serem oferecidos poderão ser nas áreas de comércio, atendimento ao público, construção civil, indústria, hotelaria, gastronomia, gestão de comércio e serviços, informática, telemarketing, modelagem e confecção, logística, segurança, entre outros.
As inscrições para a seleção do “Programa Municipal de Qualificação Profissional — Qualifica Bento” serão efetuadas em época própria, conforme edital a ser divulgado.
No dia 3 de novembro, o Qualifica Bento do CIC-BG deu início ao aperfeiçoamento profissional de mais 12 trabalhadores, por meio do curso de Comandos Elétricos, ministrado no Senai, parceiro da iniciativa. A primeira turma, do curso de Planejamento, Programação e Controle de Produção (PPCP), recebeu a diplomação ainda em outubro. Estão em andamento, ainda, as turmas dos cursos de Tecnologias e Processos de Usinagem Convencional e de Programação e Operação de Torno e Centro de Usinagem CNC.
Fonte: Exata Comunicação
PG
1º Simpósio de Estomias do Tacchini reúne 70 profissionais de saúde
Secretaria da Mobilidade informa alterações no trânsito no bairro Maria Goretti, em Bento
Valor de repasse do IPE Saúde é ampliado e prestadores receberão R$ 163,1 milhões nesta quinta, dia 21