Profissionais estiveram no CIC-BG para conhecer mais sobre o projeto de qualificação de mão de obra
Com perto de 100 profissionais qualificados através do Qualifica Bento em pouco mais de seis meses, o Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG) quer acelerar a expansão do projeto criado para sanar a falta de mão de obra especializada nas indústrias.
Para isso, profissionais da área de recursos humanos de empresas conheceram um pouco mais sobre o projeto e suas frentes de atuação no CIC-BG durante um encontro realizado na sede da entidade na manhã de 09 de março. Através do programa, as empresas podem investir em cursos oferecidos pelo Qualifica Bento, viabilizando a participação de seus funcionários.
São mais de 15 ofertas, todas atendendo às demandas indicadas em pesquisa pelas próprias indústrias, com valores abaixo do mercado. “Os cursos são formatados em uma configuração mais sofisticada e compacta. Todos foram reformatados e colocados para dentro das áreas técnicas das empresas responsáveis, que nortearam a elaboração do programa de cada capacitação. Então, o conteúdo programático foi alterado para ficar conforme a necessidade das áreas técnicas envolvidas”, destacou Marijane.
Além do desenvolvimento profissional de quem participa do curso, o Qualifica Bento contribui com outros pontos. Um deles é no aspecto pessoal, impacto percebido principalmente após o CIC-BG solenizar o enceramento dos cursos com a realização de formaturas. “As pessoas se sentem valorizadas, há reconhecimento e aumento de autoestima”, disse a presidente do CIC-BG. Outro elemento é a contribuição com outras necessidades das empresas, a inovação. “Não existe inovação nas empresas sem pessoas, quem transforma os processos e inova são elas, independentemente do investimento em máquinas”, ponderou Marijane, ao convidar os profissionais para conhecer o InovaBento, outra iniciativa envolvendo a entidade para criar a cultura da inovação nos negócios.
Ao falar de pessoas, Marijane ressaltou como os gestores de Recursos Humanos são fundamentais para a valorização e para o desenvolvimento das pessoas. “Lidar com pessoas é uma reponsabilidade gigante. Estamos de portas abertas para receber vocês e suas demandas, a fim de encontramos, juntos, soluções para nossas necessidades”.
Desde agosto de 2022, quando o Qualifica Bento teve início, foram realizados cursos nas áreas de Planejamento, Programação e Controle de Produção; Tecnologias e Processos de Usinagem Convencional; Programação e Operação de Torno e Centro de Usinagem CNC; e Comandos Elétricos. Atualmente, o Qualifica Bento dispõe de cursos para a indústria e para a construção civil. O programa também virou lei e ofertará, através da prefeitura, cursos de qualificação para pessoas desempregadas.
As empresas interessadas em investir na qualificação de seus funcionários através do Qualifica Bento podem contatar o CIC-BG pelo telefone 2105-1999, pelo WhatsApp (54) 9.9118-9499 ou pelo portal www.qualificabento.com.br.
Fonte: Exata Comunicação
Foto: Exata Comunicação, Tiago Garziera
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor