Programa do CIC-BG oportuniza atividade no mês de abril com aulas teóricas e práticas
Um dos segmentos econômicos mais notórios de Bento Gonçalves, a vitivinicultura representa grandes e diversas oportunidades de trabalho. Uma delas é na função de cantineiro, profissional destacado no auxílio à fabricação de vinho e que o Qualifica Bento oportuniza, pela primeira vez, uma capacitação na área, com início em abril.
O programa de qualificação de mão de obra do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG) promove o curso Formação para Cantineiros nos dias 6, 13, 20 e 27. Ao todo, serão 50 horas de formação, com encontros sempre aos sábados, das 8h às 11h30, quando serão realizadas aulas teóricas, e das 13h às 17h, período dedicado à prática em cantinas parceiras. As inscrições estão abertas, e o conteúdo será ministrado pelo enólogo Vinícius Cercatto, mentor do curso. Formado em viticultura e enologia pelo IFRS (Campus Bento Gonçalves), tem no currículo estágios na Itália e nos Estados Unidos (Napa Valley), além de atuação nas vinícola Dunamis e Casa Cercatto, como enólogo.
O programa foca em seis aulas, sendo a primeira delas Introdução e Motivação ao trabalho / Noções de controle de qualidade. No conteúdo, Higiene e limpeza das instalações e Boas práticas de fabricação e controle de qualidade. A segunda aula versa sobre Preparação para Colheita / Segurança do trabalho, tendo como foco Estudo dos principais equipamentos utilizados no recebimento das uvas e seu funcionamento e os cuidados no ambiente de trabalho.
A terceira aula será sobre Recebimento de Uvas, com temas como Esmagamento da uva, extração do mosto e medida do grau de açúcar, e sobre Início da fermentação alcoólica, com atividades ligadas à Hidratação e à aplicação de fermentos. As Etapas Fermentativas são o tema da aula de número quatro. Nesse módulo, os alunos terão Acompanhamento da fermentação alcoólica e Acompanhamento do final da fermentação.
Na sequência, os participantes terão conteúdo das Tarefas pós-fermentativas. As atividades dizem respeito à Estocagem dos vinhos e tratamentos de estabilização e à Preparação para engarrafamento. O último encontro terá como temática Registro de Informações e Meio ambiente. O conteúdo prevê Noções de meio ambiente e Manutenção e cuidados de equipamentos.
As inscrições para o curso de Formação de Cantineiro podem ser feitas por meio do WhatsApp (54) 9.9118.9499 pelo valor de R$ 1 mil para sócios do CIC-BG e de R$ 1,4 mil para não associados.
Fonte e foto: Exata Comunicação
PG
Impasse sobre projetos atrasa obras de proteção contra enchentes no RS
INSS identificou descontos irregulares em setembro de 2024
Estrada da Comunidade Santa Lúcia, no Vale dos Vinhedos, recebe obra de pavimentação