Turma de Programação e Operação de Torno e Usinagem CNC iniciou aulas nesta semana
A proposta do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG) de entregar mão de obra capacitada às empresas, por meio do projeto Qualifica Bento, teve avanço com o início da terceira turma de aperfeiçoamento profissional. As aulas do curso de Programação e Operação de Torno e Centro de Usinagem CNC iniciaram na segunda-feira (26), com turma de 16 alunos, na sede do Senai, parceiro da iniciativa.
“Com formação teórica e prática, eles vão aprender questões relacionadas à operação de máquinas, e, em seguida, a parte de programação, muito importante para que, quando olharem o painel dos equipamentos, não vejam apenas números, mas saibam exatamente o que estão fazendo”, explicou Douglas Lopes, professor ministrante, especializado em tecnologia mecânica, programador de torno e centro de usinagem.
Então, esses profissionais estarão melhor preparados para ajudar a suprir a lacuna que existe nas empresas por mão de obra qualificada, destinada a ocupar as vagas disponíveis – e não preenchidas, justamente, por falta de pessoal capacitado. “Fizemos um estudo junto às empresas e chegamos nesse formato de curso, focado naquilo que elas esperam e precisam de seus colaboradores. Ao final da formação, o aluno estará apto para ingressar, retornar ou avançar no mercado de trabalho, buscando crescimento pessoal e profissional”, diz a primeira vice-presidente para Assuntos da Indústria, Gladis Stringhini, que acompanhou a aula inaugural.
Esse panorama promissor é o que motiva alunos como Emanuele Pereira Nunes, que já trabalha como operadora de torno CNC. Apesar do pouco tempo na atividade, já vislumbra oportunidade de evolução na área e não quer perder tempo. “Estou buscando qualificação com o objetivo principal de crescimento profissional e realização pessoal, com novas chances na empresa em que estou”, diz. O desejo de evoluir é comum a Ronaldo Trindade Costa, que também já atua na área como operador de torno CNC há seis meses e, agora, está investindo no curso. “Meu objetivo é crescer profissionalmente, ser melhor remunerado e poder alcançar melhores condições de vida”, afirma.
O Qualifica Bento começou a ser desenvolvido em 2021, com uma pesquisa aplicada a mais de 200 indústrias a fim de identificar seus principais gargalos em mão de obra. Para combater o problema, 10 cursos foram estrategicamente montados para focar nas principais demandas das empresas, metade destinado à qualificação e outra metade à iniciação profissional. Além da formação ‘Programação e Operação de Torno e Centro de Usinagem CNC’, já tiveram início as turmas de Planejamento, Programação e Controle de Produção (PPCP) e também de Tecnologias e Processos de Usinagem Convencional.
As empresas interessadas em investir na qualificação de seus funcionários através do Qualifica Bento podem contatar o CIC-BG pelo telefone 2105-1999 ou pelo portal www.qualificabento.com.br. O projeto conta com a parceria do Programa de Qualificação Profissional para Indústria Gaúcha Senai-RS, sindicatos das indústrias filiadas à FIERGS, do SIMMME, SINE, Sindmóveis, MOVERGS, ASCON, SIMPLAVI e Prefeitura de Bento Gonçalves.
Fonte: Exata Comunicação
1º Simpósio de Estomias do Tacchini reúne 70 profissionais de saúde
Secretaria da Mobilidade informa alterações no trânsito no bairro Maria Goretti, em Bento
Valor de repasse do IPE Saúde é ampliado e prestadores receberão R$ 163,1 milhões nesta quinta, dia 21