Entrega dos certificados de conclusão ocorreu na noite de segunda-feira, dia 03, no Centro Empresarial de Bento Gonçalves. Turma do projeto chancelado pelo CIC-BG teve 22 alunos formados
Importante aliado das indústrias locais, o Qualifica Bento entregou ao mercado de trabalho mais 22 profissionais capacitados em seu escopo de qualificações. Em parceria com o Instituto SENAI, o projeto do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG) formou os alunos da turma de ‘Mantenedor de Sistemas Eletroeletrônicos de Máquinas e Equipamentos’ na noite de segunda-feira (03).
Desde 27 de março, quando teve início, o curso destacou-se pela dinâmica e pelo interesse da turma em aprender e buscar atualizações em seu fazer profissional diário. “Foi uma turma heterogênea, com alunos que eram iniciantes e outros com bastante conhecimento técnico. Por isso, o principal desafio foi estruturar grupos que pudessem nivelar de acordo com o entendimento de cada participante. No geral, foi perceptível o interesse da turma no aprendizado, já que são alunos que trabalham nas empresas e que buscam atualização, trazendo, inclusive, desafios do chão de fábrica para o debate em sala de aula”, avaliou o instrutor do curso, José Parise.
A qualificação teve como foco aliar teoria e prática, com aplicação de softwares específicos para desenvolvimento de projetos, passando pelas etapas de montagem e verificação do funcionamento. Essa dinâmica de ensino foi bem avaliada pelos alunos que concluíram a capacitação. “Destaco a objetividade na elaboração e a clareza na montagem e prática dos projetos. Não deixou dúvidas no passo a passo do processo. Além disso, a estruturação dos grupos foi fundamental no entendimento de cada aluno, para que toda a turma andasse de forma harmônica”, pontuou Nelson Valdair da Silva, colaborador da Newsul Embalagens.
Quem também aprovou o curso foi o aluno Lucas Baierle, que atua na Unit Soluções para Envase. “Todo conteúdo foi aplicado em sala de aula, especialmente a parte de projetos, abordando o início, meio e fim. Trabalho no setor de elétrica, e por estar realizando somente a parte prática no dia a dia, aproveitei essa oportunidade para entender e solucionar muitos problemas que enfrento, a partir da teoria. Com empenho e dedicação, tenho certeza de que todos saem dessa capacitação muito mais bem preparados”, destacou.
A capacitação teve duração de 200h – a primeira com essa carga horária oferecida de forma gratuita para colaboradores e empresas parceiras, graças ao incentivo e parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
Para o empresariado, esse investimento na qualificação dos profissionais que atuam nas indústrias locais tem muito de salutar para o contexto socioeconômico de Bento Gonçalves, como um todo. “Os cursos oferecidos pelo Qualifica Bento destacam-se pela assertividade, pois entregam ao mercado profissionais com as competências demandadas no dia a dia das empresas. É uma iniciativa fundamental para suprir a carência por profissionais qualificados, ao mesmo tempo em que incentiva o progresso na carreira e a conquista de novas oportunidades”, reforçou a primeira vice-presidente para Assuntos da Indústria do CIC-BG, Gladis Stringhini.
Formação contínua
O Qualifica Bento tem em andamento outros dois cursos: ‘Tecnologias e Processo de Usinagem Convencional’ e ‘Rotinas de Departamento de Pessoal’. Para o mês de agosto, estão previstas para iniciar as qualificações sobre ‘Programação e Operação de Torno e Centro de Usinagem – CNC’ e ‘Planejamento, Programação e Controle de Produção – PPCP, nível avançado’.
De forma gratuita, o programa está com inscrições abertas para os cursos diurnos de ‘Montador mecânico de máquinas industriais’, ‘Operador de processos logísticos industriais’ e ‘Pedreiro de alvenaria’ e noturnos de ‘Confeccionador de móveis por processos’, ‘Mantenedor de Sistemas Eletroeletrônicos de Máquinas e Equipamentos’ e ‘Fresador CNC’. Para se candidatar, é necessário preencher um formulário junto ao SENAI. Outras informações e detalhes sobre como aderir ao Qualifica Bento podem ser obtidos no site www.qualificabento.com.br ou pelos fones 2105-1999 e whats 54.9118-9499.
Além do CIC-BG, o projeto conta com a parceria do Programa de Qualificação Profissional para Indústria Gaúcha Senai-RS, sindicatos das indústrias filiadas à FIERGS, do SIMMME, SINE, Sindmóveis, MOVERGS, ASCON, SIMPLAVI e Prefeitura de Bento Gonçalves.
Crédito: Exata Comunicação, Alessandro Manzoni
PG
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor