Entrega dos certificados de conclusão ocorreu na noite de segunda-feira, dia 03, no Centro Empresarial de Bento Gonçalves. Turma do projeto chancelado pelo CIC-BG teve 22 alunos formados
Importante aliado das indústrias locais, o Qualifica Bento entregou ao mercado de trabalho mais 22 profissionais capacitados em seu escopo de qualificações. Em parceria com o Instituto SENAI, o projeto do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG) formou os alunos da turma de ‘Mantenedor de Sistemas Eletroeletrônicos de Máquinas e Equipamentos’ na noite de segunda-feira (03).
Desde 27 de março, quando teve início, o curso destacou-se pela dinâmica e pelo interesse da turma em aprender e buscar atualizações em seu fazer profissional diário. “Foi uma turma heterogênea, com alunos que eram iniciantes e outros com bastante conhecimento técnico. Por isso, o principal desafio foi estruturar grupos que pudessem nivelar de acordo com o entendimento de cada participante. No geral, foi perceptível o interesse da turma no aprendizado, já que são alunos que trabalham nas empresas e que buscam atualização, trazendo, inclusive, desafios do chão de fábrica para o debate em sala de aula”, avaliou o instrutor do curso, José Parise.
A qualificação teve como foco aliar teoria e prática, com aplicação de softwares específicos para desenvolvimento de projetos, passando pelas etapas de montagem e verificação do funcionamento. Essa dinâmica de ensino foi bem avaliada pelos alunos que concluíram a capacitação. “Destaco a objetividade na elaboração e a clareza na montagem e prática dos projetos. Não deixou dúvidas no passo a passo do processo. Além disso, a estruturação dos grupos foi fundamental no entendimento de cada aluno, para que toda a turma andasse de forma harmônica”, pontuou Nelson Valdair da Silva, colaborador da Newsul Embalagens.
Quem também aprovou o curso foi o aluno Lucas Baierle, que atua na Unit Soluções para Envase. “Todo conteúdo foi aplicado em sala de aula, especialmente a parte de projetos, abordando o início, meio e fim. Trabalho no setor de elétrica, e por estar realizando somente a parte prática no dia a dia, aproveitei essa oportunidade para entender e solucionar muitos problemas que enfrento, a partir da teoria. Com empenho e dedicação, tenho certeza de que todos saem dessa capacitação muito mais bem preparados”, destacou.
A capacitação teve duração de 200h – a primeira com essa carga horária oferecida de forma gratuita para colaboradores e empresas parceiras, graças ao incentivo e parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
Para o empresariado, esse investimento na qualificação dos profissionais que atuam nas indústrias locais tem muito de salutar para o contexto socioeconômico de Bento Gonçalves, como um todo. “Os cursos oferecidos pelo Qualifica Bento destacam-se pela assertividade, pois entregam ao mercado profissionais com as competências demandadas no dia a dia das empresas. É uma iniciativa fundamental para suprir a carência por profissionais qualificados, ao mesmo tempo em que incentiva o progresso na carreira e a conquista de novas oportunidades”, reforçou a primeira vice-presidente para Assuntos da Indústria do CIC-BG, Gladis Stringhini.
Formação contínua
O Qualifica Bento tem em andamento outros dois cursos: ‘Tecnologias e Processo de Usinagem Convencional’ e ‘Rotinas de Departamento de Pessoal’. Para o mês de agosto, estão previstas para iniciar as qualificações sobre ‘Programação e Operação de Torno e Centro de Usinagem – CNC’ e ‘Planejamento, Programação e Controle de Produção – PPCP, nível avançado’.
De forma gratuita, o programa está com inscrições abertas para os cursos diurnos de ‘Montador mecânico de máquinas industriais’, ‘Operador de processos logísticos industriais’ e ‘Pedreiro de alvenaria’ e noturnos de ‘Confeccionador de móveis por processos’, ‘Mantenedor de Sistemas Eletroeletrônicos de Máquinas e Equipamentos’ e ‘Fresador CNC’. Para se candidatar, é necessário preencher um formulário junto ao SENAI. Outras informações e detalhes sobre como aderir ao Qualifica Bento podem ser obtidos no site www.qualificabento.com.br ou pelos fones 2105-1999 e whats 54.9118-9499.
Além do CIC-BG, o projeto conta com a parceria do Programa de Qualificação Profissional para Indústria Gaúcha Senai-RS, sindicatos das indústrias filiadas à FIERGS, do SIMMME, SINE, Sindmóveis, MOVERGS, ASCON, SIMPLAVI e Prefeitura de Bento Gonçalves.
Crédito: Exata Comunicação, Alessandro Manzoni
PG
Fiéis participam da Procissão do Encontro no Centro de Bento
Próxima sessão ordinária do Legislativo será dia 22 de abril, às 10h
Inscritos no NFG têm até este domingo, dia 20, para resgatar R$ 5,9 milhões do Receita Certa