A qualidade de atendimento, a estrutura e a tecnologia de ponta disponibilizada pelo Hospital São Roque, fazem com que a instituição de Carlos Barbosa ganhe cada vez mais destaque na resolução de diversos casos urológicos. Atualmente, o hospital recebe tanto demandas eletivas quanto casos de urgência, atendidos no novo Pronto Socorro.
A demanda urológica eletiva acolhe tanto pacientes provenientes de consultórios médicos, quanto encaminhamentos realizados pelo SUS via Posto de Saúde. Com um atendimento abrangente, o Hospital São Roque realiza desde cirurgias de menor complexidade, como de fimose e vasectomia, até procedimentos mais complexos, como os escrotais e de próstata.
Nas urgências urológicas, o hospital se destaca pela agilidade e eficiência no tratamento de situações críticas, como sangramento urinário, obstrução urinária e, em grande parte, cálculos renais e urinários. Estas últimas são tratadas com uma técnica avançada e minimamente invasiva: a cirurgia a laser.
Cirurgia a Laser
A tecnologia de cirurgia a laser para remoção de cálculos renais e urinários é um dos pontos ressaltados como essenciais para melhorar ainda mais a agilidade e a qualidade do serviço no Hospital São Roque. Esta abordagem oferece diversas vantagens, não apenas durante o procedimento cirúrgico, mas também no pós-operatório. A técnica minimamente invasiva proporciona uma recuperação mais rápida e menos dolorosa, garantindo maior conforto aos pacientes.
A união entre o equipamento laser e a qualidade das equipes envolvidas no atendimento ao paciente proporciona a resolução rápida dos casos de cálculos renais ou urinários. “Muitos pacientes chegam ao Pronto Socorro pela manhã, diagnosticados com crise de cálculo renal, e são prontamente operados, recebendo alta no mesmo dia. Esta eficiência no atendimento contribui para minimizar o desconforto e acelerar o retorno à rotina normal dos pacientes”, descreve o Dr. Leonardo Zanuz, urologista e diretor do Corpo Clínico do Hospital São Roque.
Centro Cirúrgico
Ainda de acordo com o profissional, a estrutura do Centro Cirúrgico do Hospital São Roque é fundamental para viabilizar tais procedimentos de forma ágil e segura. Somente os casos mais complexos, que demandam recuperação em UTI, são encaminhados para outras instituições, como o Hospital Tacchini, em Bento Gonçalves.
O Centro Cirúrgico do Hospital São Roque foi completamente remodelado em 2020. A estrutura conta atualmente com três salas para procedimentos de cirurgia geral e um espaço destinado exclusivamente às cesarianas. A recuperação pós-anestésica conta com 11 leitos, que também foram ampliados e modernizados no mesmo período. Além disso, o serviço cirúrgico conta com climatização central, garantindo total conforto térmico aos pacientes e profissionais de saúde.
“A disponibilidade de equipamentos de última geração e as melhorias realizadas na estrutura do Centro Cirúrgico do Hospital São Roque nos últimos anos, demonstram o compromisso da instituição com a saúde e o bem-estar dos seus pacientes em todas as etapas do tratamento.
Além disso, a qualidade e eficiência no atendimento urológico proporcionam um cuidado humanizado e trazem resultados que impactam na qualidade de vida da comunidade. Isso nos enche de orgulho”, completa o Dr. Zanuz.
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor