Qualidade 4.0 é inspira troca de vivências e reflexões e na UCS Bento

Encontro teve palestra e painel com representantes do setor industrial e empresários

A transformação digital no setor industrial tem sido um dos principais motores de inovação nos últimos anos, impactando diversas áreas, incluindo a gestão da qualidade. A chamada Qualidade 4.0 vai além da automação de processos, trazendo benefícios como a otimização de práticas, a redução de erros e desperdícios e o aumento da produtividade nas empresas. Este conceito tem se mostrado fundamental para a adaptação das indústrias às novas demandas do mercado, promovendo a convergência entre pessoas, processos e tecnologias.

Conectado a esse cenário, o encontro ‘Qualidade 4.0: Caminhos para a Implementação’, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção – Mestrado Profissional, com organização dos mestrandos do curso, reuniu acadêmicos e profissionais das áreas de Engenharia, Gestão da Qualidade, Tecnologia da Informação e Gestão e interessados no assunto para debater as principais tendências e desafios dessa nova era. A programação ocorreu na noite de quarta-feira, 4, no auditório do Bloco B da UCS Bento e teve como objetivo explorar como a digitalização está impactando o setor de qualidade, especialmente no contexto da indústria.

Logo na abertura, Roberto José Possamai, gerente industrial da M. Dias Branco, ressaltou a importância da digitalização no ambiente industrial. “O desafio da digitalização no ambiente industrial está em curso, e novos campos estão sendo impactados por esse conceito, como o setor de qualidade”, disse, ao enfatizar a transformação que as novas tecnologias têm promovido nas práticas empresariais. Ele também destacou que a aplicação das tecnologias digitais na M. Dias Branco tem gerado melhorias significativas em termos de qualidade e produtividade.

Complementando a explanação, Luiz Pedro Gonçalves, gerente de produção da M. Dias Branco, participou da apresentação do case da empresa, mostrando como estão aplicando as tecnologias emergentes para garantir a qualidade em seus processos. A M. Dias Branco tem sido pioneira na adoção do conceito de Qualidade 4.0, e seus resultados refletem os ganhos de eficiência e redução de desperdícios proporcionados por essa nova abordagem.

Painel amplia vivências

A troca de conhecimentos seguiu com o painel “Unindo Forças para a Qualidade 4.0: A Convergência entre Pessoas, Processos e Tecnologias”, mediado por Vinicius Lavandoski Piva, diretor da Evoluolabs. No palco, especialistas como João Paulo Rossatto, gerente industrial da Todeschini S/A; Hilton Mancio, superintendente executivo do Tacchini; Silvana Tiburi Bettiol, diretora da Otimiza Consultoria; e Márcio Chiaramonte, integrante do Conselho de Administração da Meber. Juntos, discutiram como as empresas podem integrar pessoas, processos e tecnologias para uma implementação eficaz da Qualidade 4.0, destacando os desafios e as oportunidades dessa convergência.

Reconhecido por proporcionar um ambiente enriquecedor para troca de conhecimentos e experiências, o encontro reforçando a importância da adaptação às novas tecnologias para o avanço da qualidade no ambiente industrial e a manutenção da competitividade no mercado. “O evento Qualidade 4.0 – Caminhos para Implementação destacou-se como uma iniciativa de grande relevância para a formação dos alunos do mestrado, proporcionando um ambiente de aprendizado prático e troca de experiências fundamentais para o desenvolvimento acadêmico e profissional. Além disso, promoveu uma integração valiosa entre a comunidade acadêmica e o setor produtivo”, avaliou o Professor coordenador do Mestrado em Engenharia de Produção da UCS Bento, Odacir Deonísio Graciolli.

Fonte: Exata Comunicação e Eventos

Fotos: Exata Comunicação, Luísa Sperotto

error: Conteúdo Protegido