Encontro teve palestra e painel com representantes do setor industrial e empresários
A transformação digital no setor industrial tem sido um dos principais motores de inovação nos últimos anos, impactando diversas áreas, incluindo a gestão da qualidade. A chamada Qualidade 4.0 vai além da automação de processos, trazendo benefícios como a otimização de práticas, a redução de erros e desperdícios e o aumento da produtividade nas empresas. Este conceito tem se mostrado fundamental para a adaptação das indústrias às novas demandas do mercado, promovendo a convergência entre pessoas, processos e tecnologias.
Conectado a esse cenário, o encontro ‘Qualidade 4.0: Caminhos para a Implementação’, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção – Mestrado Profissional, com organização dos mestrandos do curso, reuniu acadêmicos e profissionais das áreas de Engenharia, Gestão da Qualidade, Tecnologia da Informação e Gestão e interessados no assunto para debater as principais tendências e desafios dessa nova era. A programação ocorreu na noite de quarta-feira, 4, no auditório do Bloco B da UCS Bento e teve como objetivo explorar como a digitalização está impactando o setor de qualidade, especialmente no contexto da indústria.
Logo na abertura, Roberto José Possamai, gerente industrial da M. Dias Branco, ressaltou a importância da digitalização no ambiente industrial. “O desafio da digitalização no ambiente industrial está em curso, e novos campos estão sendo impactados por esse conceito, como o setor de qualidade”, disse, ao enfatizar a transformação que as novas tecnologias têm promovido nas práticas empresariais. Ele também destacou que a aplicação das tecnologias digitais na M. Dias Branco tem gerado melhorias significativas em termos de qualidade e produtividade.
Complementando a explanação, Luiz Pedro Gonçalves, gerente de produção da M. Dias Branco, participou da apresentação do case da empresa, mostrando como estão aplicando as tecnologias emergentes para garantir a qualidade em seus processos. A M. Dias Branco tem sido pioneira na adoção do conceito de Qualidade 4.0, e seus resultados refletem os ganhos de eficiência e redução de desperdícios proporcionados por essa nova abordagem.
Painel amplia vivências
A troca de conhecimentos seguiu com o painel “Unindo Forças para a Qualidade 4.0: A Convergência entre Pessoas, Processos e Tecnologias”, mediado por Vinicius Lavandoski Piva, diretor da Evoluolabs. No palco, especialistas como João Paulo Rossatto, gerente industrial da Todeschini S/A; Hilton Mancio, superintendente executivo do Tacchini; Silvana Tiburi Bettiol, diretora da Otimiza Consultoria; e Márcio Chiaramonte, integrante do Conselho de Administração da Meber. Juntos, discutiram como as empresas podem integrar pessoas, processos e tecnologias para uma implementação eficaz da Qualidade 4.0, destacando os desafios e as oportunidades dessa convergência.
Reconhecido por proporcionar um ambiente enriquecedor para troca de conhecimentos e experiências, o encontro reforçando a importância da adaptação às novas tecnologias para o avanço da qualidade no ambiente industrial e a manutenção da competitividade no mercado. “O evento Qualidade 4.0 – Caminhos para Implementação destacou-se como uma iniciativa de grande relevância para a formação dos alunos do mestrado, proporcionando um ambiente de aprendizado prático e troca de experiências fundamentais para o desenvolvimento acadêmico e profissional. Além disso, promoveu uma integração valiosa entre a comunidade acadêmica e o setor produtivo”, avaliou o Professor coordenador do Mestrado em Engenharia de Produção da UCS Bento, Odacir Deonísio Graciolli.
Fonte: Exata Comunicação
Foto: Luísa Sperotto Gusmão – Exata Comunicação
PG
Reinaugurada a ponte sobre o Arroio Marrecão, em Santa Tereza
Cerca de 20 mil devotos participam da 146ª Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio na manhã deste sábado
Secretaria da Saúde monitora pessoas que tiveram contato com animais infectados por gripe aviária