PT oficializa Lula como candidato à presidência

O PT oficializou neste sábado (4) a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva à eleição presidencial de 2018. O ex-presidente foi confirmado por aclamação dos cerca de 600 delegados que participaram do evento em São Paulo.

O nome de Lula foi oficializado pela presidente do partido, senadora Gleisi Hoffmann (PR), que pediu aos presentes que levantassem máscaras com o rosto do petista se o quisessem como candidato.

Em tese, a condenação em segunda instância na Operação Lava Jato deixa o ex-presidente inelegível pelos critérios da Lei da Ficha Limpa. Mesmo assim, o PT diz que vai registrá-lo. A legalidade da candidatura depende de uma análise da Justiça Eleitoral.

Lula lidera as principais pesquisas de intenções de voto para a corrida presidencial. Nos cenários sem ele, quem aparece à frente é o deputado federal Jair Bolsonaro (PSL-RJ). O petista foi presidente duas vezes (2003-2010) e concorreu em outras três oportunidades (1989, 1994, 1998). O evento deste sábado ainda formalizou o apoio do PCO ao PT. Horas antes, o PROS também anunciara aliança nacional com o Partido dos Trabalhadores.

 

Fonte: UOL

error: Conteúdo Protegido