Desde o início de agosto, a Secretaria de Educação de Bento Gonçalves está promovendo o processo de Provimento Democrático para a gestão 2026/2029 nas escolas municipais. A primeira etapa de habilitação compreendeu as inscrições para o Curso de Formação de Gestores, conforme a Lei Nº 7.180 e obrigatório para o profissional da área que intenciona se candidatar a ser diretor, tendo início nesta segunda-feira, 11 de agosto.
A Secretária Andreza Peruzzo fez o acolhimento dos 247 inscritos no curso, que tem a carga horária de 30 horas e finaliza em 28 de agosto. Na ocasião, a Secretária explanou sobre as etapas das ações do Provimento Democrático e ministrou a palestra “Gestão Escolar na Prática”. Andreza esteve à frente da EMTI São Roque por seis anos, e atualmente é membro da UNDIME RS como delegada suplente e do CONSEME – Conselho dos Secretários Municipais de Educação. Tem experiência plural na área da gestão escolar, e é formada em Pedagogia e possui pós-graduação em Coordenação Pedagógica pela UFRGS.
A palestrante trouxe aos presentes o cotidiano escolar na visão do diretor. A temática é fundamental para transformar diretrizes e planejamentos em ações visando assegurar a qualidade do processo ensino e aprendizagem, a organização e administração dos recursos humanos e financeiros, promovendo um ambiente escolar acolhedor e seguro.
“A mensagem principal do encontro é a gestão escolar como norte, indicando o caminho a ser construído pela comunidade escolar. Ainda, foi apresentado ao grupo situações reais comuns que os gestores enfrentam no cotidiano das escolas e as possibilidades de solução para esses desafios”, destaca Andreza.
Após, destacou sobre as ementas do curso, que serão Gestão Escolar na Prática; Gestão e Normalização dos sistemas de ensino; Gestão Escolar: legislação e organização; Qualidade e equidade na educação; A BNCC do Diretor Escolar; Planejamento e Plano de Gestão; BNCC e as avaliações na educação. As aulas serão conduzidas em parceria com Editora Moderna e tem como professor Diego Lutz, doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), possui Mestrado em Educação pela mesma instituição, além de Licenciatura Plena em Física pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2009) e Pedagogia pela UFRGS (2019).
“A gestão escolar é arte de transformar desafios em oportunidades para os alunos, pais, funcionários e professores, além de fazer a educação do nosso município ainda melhor. O curso vem atualizar e ampliar as bases e princípios da função de diretor, que é liderança dentro da escola e, também, dentro da sua comunidade inserida. Assim, aprimora as habilidades e capacidades, tendo um papel estratégico na formação de cidadãos ativos na comunidade”, destaca Andreza.
A lista final dos homologados será publicada no dia 03 de outubro de 2025 e, após, o Provimento ocorre nas escolas.
Fonte e foto: Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura
Gênero musical bugio é oficializado como patrimônio cultural imaterial do Rio Grande do Sul
Qualifica Bento forma mais de 30 profissionais para o mercado de trabalho em três cursos
UCS promove evento alusivo aos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul