Times dos colégios São Roque, de Carlos Barbosa, e Leonor Rosa, de Caxias do Sul, venceram a competição nas categorias ensino médio e ensino fundamental, respectivamente
Desafiados a lançarem foguetes feitos de garrafas PET à maior distância horizontal possível, estudantes de quatro escolas da região e uma da Capital se reuniram para disputar a sétima edição da Competição Regional de Foguetes, organizada pela UCS Bento no último sábado, dia 25.
A prova, diferenciada por promover o conhecimento científico através de uma atividade lúdica, concentrou alunos e professores dos ensinos fundamental e médio para, na prática, exercitarem os ensinamentos adquiridos em sala de aula. “Foi um momento em que a ciência e o colaboração em equipe foram trabalhados de forma intensa para que todas as equipes mostrassem o seu melhor”, disse o organizador do evento, o professor da UCS da área de Ciências Exatas e Engenharias Tiago Cassol Severo. “Além disso, houve muita troca de conhecimentos com os participantes e a Equipe de Foguetes da UCS, a Phoenix RT”.
A equipe Teletubbies, da escola São Roque, de Carlos Barbosa, foi a campeão na categoria ensino médio, lançando o foguete a uma distância de 198,3 metros. Entre os alunos do ensino fundamental, o caneco ficou para o time Infinity Starlight, da escola Professora Leonor Rosa, de Caxias do Sul, que projetou o foguete a 159,5 metros de distância.
Para a competição, realizada no estacionamento da universidade, cada time precisou construir os dispositivos seguindo as regras da competição. Isso incluiu serem confeccionados com garrafas PET de 2 litros por equipes de três estudantes da mesma série e escola, tendo como líder um professor. Além disso, para propulsionar os foguetes, só podiam ser utilizados água e ar de uma bomba manual de encher pneu de bicicleta. Todas demais peças do foguete podiam ser construídas de forma livre.
O pódio da competição no ensino médio ainda foi formado pelos times Roque Polo e Riva in Su, respectivamente das escolas São Roque e Santana, de Antônio Prado, que ficaram em 2º e 3º lugares, alcançando 186,8 metros e 167 metros de propulsão de seus dispositivos. No ensino fundamental, o 2 e o 3º lugares ficaram com os times Al Mossa’ar, da escola General Bento Gonçalves da Silva, de Bento Gonçalves, e LAP, do Colégio João Paulo I, de Porto Alegre, que lançaram seus foguetes a 53,7 metros e a 30,9 metros, respectivamente. Os três primeiros em cada categoria receberam troféus.
Fonte e foto: Bárbara Salvatti – Exata Comunicação
PG
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves