A Prefeitura de Bento Gonçalves continua o período de convocação aos responsáveis pelas carneiras públicas do Cemitério Municipal Central. De acordo com a Secretaria de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana (Segimu), a razão é a existência de uma legislação que disponibiliza os carneiros públicos para a população que não dispõe de um local para sepultar seus familiares, através de uma permissão temporária.
“A convocação continua de pé. Explico que a gente lançou este edital porque temos um quantitativo de gavetas disponibilizadas para aquelas pessoas que não possuam túmulos próprios, na impossibilidade de fazer o sepultamento em um túmulo próprio”, lembrou o secretário titular da pasta, Gilberto Rosa.
O prazo máximo para a utilização dos carneiros é de três anos, podendo ser prorrogado pelo mesmo período uma única vez. A renovação ocorre por meio de uma autorização emitida pela Secretaria. De forma a garantir o direito ao uso dos locais a todos os cidadãos, a Secretaria emitiu um edital de convocação para que os munícipes responsáveis pelas Carneiras Públicas Municipais do Cemitério Central, que já excederam o prazo da permissão, procedam à transladação dos restos mortais para outro local.
“Nosso objetivo com a convocação é cumprir o que a lei prevê, solicitando que os responsáveis pelas carneiras que já ultrapassaram a permissão, tomem as devidas providências. É imprescindível que os convocados compareçam a Secretaria para regularizar sua situação”, enfatiza ainda Rosa.
Após o aviso prévio por meio do edital, o órgão também está enviando uma convocação por correspondência para que os responsáveis efetuem os serviços necessários em até 60 dias, a contar da data do recebimento.
Os munícipes convocados devem comparecer à Rua 10 de Novembro, nº 190, Bloco 3, Bairro Cidade Alta, munidos de documentos comprobatórios da permissão temporária.
A Secretaria ressalta que o não comparecimento, em conformidade com o Art. 11, da Lei Municipal n° 4223, de 1º de novembro de 2007, combinado com o Art. 5º da presente Lei, resultará na remoção para o ossário, devidamente identificados.
Fonte: Central de Jornalismo da Difusora com informações da Prefeitura de Bento Gonçalves
Diocese de Caxias do Sul participa do Seminário Regional da Campanha da Fraternidade 2025 em Porto Alegre
Setor Juventude da Diocese de Caxias participa da última reunião do ano do Serviço de Evangelização do Regional Sul 3 da CNBB
Diocese de Caxias do Sul realiza primeira edição do Bazar Solidário Cáritas no dia 16 de novembro