Um Dia do Desafio Empresarial e a criação de um escritório de projetos nas escolas são propostas inovadoras que estão entre as melhores soluções apresentadas no Desafio da Educação Profissional e Tecnológica. As ideias são do professor Humberto Jorge de Moura Costa, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Campus Veranópolis, e competiram com mais de 4.800 propostas.
O concurso é uma promoção da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC) e abordou diferentes temas em três rodadas de seleção. O professor do Campus Veranópolis participou da terceira rodada, realizada de janeiro a maio de 2017, e venceu em dois temas dos quatro que fizeram parte da etapa. A sugestão do Dia do Desafio Empresarial foi considerada a melhor do tema “Desenvolver métodos de avaliação de ensino e aprendizagem para a educação profissional e tecnológica”; e o escritório de projetos nas escolas venceu no tema “Impulsionar a captação e aplicação de recursos destinados ao desenvolvimento de inovações tecnológicas para aprimoramento do ensino”.
A rede federal poderá desenvolver ações a partir das ideias participantes do concurso. “Acredito que estas práticas possam contribuir para a formação do estudante do IFRS. Gostaria de implementá-las e ver outros colegas implementando também em suas escolas”, declara Humberto. Segundo o professor, as proposições surgiram a partir da reflexão sobre os temas do Desafio, tendo como base sua experiência profissional, que inclui formação nas áreas de computação e administração, atuação como consultor e professor de gestão de projetos.
A premiação ocorrerá durante solenidade em Brasília, prevista para ocorrer no mês de junho de 2017, quando o professor receberá R$ 2 mil por proposta vencedora. Confira abaixo um resumo das ideias.
Tema: Desenvolver métodos de avaliação de ensino e aprendizagem para a educação profissional e tecnológica
Dia do desafio empresarial – Levar alunos para resolver problemas técnicos das empresas.
A proposta visa levar os alunos uma vez por semestre nas empresas, e esta irá propor desafios técnicos reais baseados na sua realidade. Os alunos se organizam em grupo e tentam resolver estes desafios até o final do expediente da empresa. Após este período, os grupos apresentam suas contribuições, e as melhores serão apresentadas em uma mostra no campus e possivelmente implementadas nas empresas.
Tema: Impulsionar a captação e aplicação de recursos destinados ao desenvolvimento de inovações tecnológicas para aprimoramento do ensino
Criação de um Escritório de Projetos nas Escolas
Para que as escolas possam captar recursos e desenvolver inovações tecnológicas, é imprescindível que elas criem projetos. O problema é que para criar projetos, as pessoas envolvidas precisam de ajuda especializada para tornar seus projetos viáveis, dentro do prazo, com menos riscos e otimizados. Onde poderia encontrar ajuda para isto? No escritório de projetos da escola, que seria um lugar onde teriam colegas treinados para capacitar e disseminar a cultura de projetos na escola. Além de dar todo o suporte para planejar, iniciar executar e finalizar os projetos desenvolvidos na escola, também teriam a atribuição de buscar editais de fomento e publicá-los para auxiliar na busca de captação de recursos. Com isto, a escola certamente multiplicará a quantidade de projetos propostos e reduzirá o desperdício e os riscos de eles não saírem do papel ou não tenham o sucesso esperado.
Para saber mais sobre o Desafio da Educação Profissional e Tecnológica acesse o site desafiodaeducacao.mec.gov.br.
O IFRS
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) é uma instituição federal de ensino público e gratuito. Atua com uma estrutura multicampi para promover a educação profissional e tecnológica de excelência e impulsionar o desenvolvimento sustentável das regiões.
Possui 17 campi: Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Rio Grande, Rolante, Sertão, Vacaria, Veranópolis e Viamão. A Reitoria é sediada em Bento Gonçalves.
Atualmente, o IFRS conta com cerca de 16 mil alunos, em 200 opções de cursos técnicos e superiores de diferentes modalidades. Oferece também cursos de pós-graduação (especializações e mestrados), cursos de extensão e outras modalidades vinculadas a programas do governo federal.
O IFRS foi criado em 29 de dezembro de 2008, pela lei 11.892, que instituiu 38 Institutos Federais no Brasil. É uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e pertence à Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.
Saiba mais no endereço eletrônico www.ifrs.edu.br.
Fonte: IFRS
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