Pouco mais de 70 dias de uma entrevista realizada com o promotor da Infância e da Juventude de Bento Gonçalves, Élcio Resmini Meneses, com a pauta volta às aulas, o assunto motivou uma nova conversa nas últimas horas. O motivo foi um novo debate que teve início pelo Governo do Estado com a Famurs (Federação das Associações dos Municípios do RS) e Associações de Municípios onde o Piratini sugeriu um novo calendário gradual de retorno com início em 31 de agosto primeiro para o Ensino Infantil (público e privado).
Desde então, as reações são diversas com posicionamentos contrários e favoráveis a uma evolução da proposta. No entendimento do promotor a saúde deve estar sempre em primeiro lugar e a posição do MP é de cumprir a legislação. Contudo, de forma particular, deixou claro sua preocupação com qualquer antecipação de cenário em meio a incertezas.
Assista a entrevista abaixo:
Curiosamente, nesta quinta-feira, 13, o governador Eduardo Leite recuou e afirmou que “não arriscaremos um retorno precipitado”.
O presidente da Famurs e prefeito de Taquari, Maneco Hassen, também manifestou que o tema é delicado e precisa ser amplamente debatido, se comprometendo em realizar uma pesquisa com todos os municípios gaúchos.
Os presidentes das associações regionais também demonstraram preocupações com o cumprimento dos protocolos sanitários, retorno das aulas pela educação infantil, atendimento eficaz do transporte escolar, a impossibilidade de contratar professores caso seja necessário e demais questões legais.
Ficou definido que as 27 associações regionais irão avaliar a proposta e enviarão suas posições à Famurs, que unirá em proposta única, para ser novamente debatido com o Estado. Também há previsão de uma reunião com o MP e TCE para tratar do tema.
Sugestão de cronograma para retorno às aulas:
31/8 – Ensino Infantil (público e privado)
14/9 – Ensino Superior (público e privado)
21/9 – Ensino Médio e Técnico (público e privado)
28/9 – Ensino Fundamental – anos finais (público e privado)
8/10 – Ensino Fundamental – anos iniciais (público e privado)
Fonte: Felipe Machado – Central de Jornalismo da Difusora
Campanha do Agasalho irá auxiliar no encaminhamento ao mercado de trabalho
Os 50 anos do Sindilojas em uma exposição itinerante
Empresas terão um ano para adequação à Norma sobre riscos psicossociais no ambiente de trabalho