Neste contexto, a Secretaria de Meio Ambiente (SMMAM) por meio do Setor de Educação Ambiental promove projetos orientando como funciona o ecossistema, quais as práticas nocivas, como separar os resíduos de forma correta e criar uma consciência crítica alicerçada em práticas sustentáveis e de preservação. Dessa forma, a pasta pública oferece para as instituições de ensino e empresas, projetos que oportunizam uma conexão com os temas essenciais para estabelecer um vínculo maior com os recursos naturais do planeta.
O Projeto Trilhas oportuniza a comunidade vivências em educação ambiental, a qual é realizada na Reserva Biológica Dárvin João Geremia, situada no bairro Planalto, com conhecimento das interações ecológicas, identificação de espécies vegetais e animais, ressaltando a importância desses espaços para o equilíbrio e manutenção do ambiente.
Eu Jogo Limpo com Bento traz um enfoque na questão de descarte dos resíduos. O projeto busca estimular a população a realizar ações cotidianas que beneficiem o próprio cidadão e a comunidade, tendo atitudes coerentes com a legislação sobre o assunto e com o próximo.
Assim, nas intervenções junto às escolas são realizadas palestras, visitas técnicas, na Central de Triagem e Transbordo, jogo e material informativo/lúdico que retoma os assuntos abordados, indicado para turmas a partir do 4º ano e com o máximo de 30 alunos. As palestras também são ofertadas para as empresas e associações de bairros.
O Viva a Natureza proporciona sensibilização ambiental para o público infantil e infanto-juvenil através do lúdico, contemplando público local e regional. Entre as edições completas do evento, são oportunizadas à comunidade e comunidade escolar hora do conto, indicado para as séries inicias.
A coordenadora do Setor de Educação Ambiental, Evanir Almeida, coloca que os projetos da SMMAM “são de extrema importância para a comunidade bento-gonçalvense despertar o interesse individual e coletivo de cuidar da natureza, contribuindo para a preservação da mesma. A comunidade pode e deve participar! Por exemplo, neste período, está sendo implantada a ampliação da coleta mecanizada em algumas ruas da cidade. É importante que os moradores dessas ruas passem a colocar seus resíduos nos contêineres, deixando de utilizar as antigas lixeiras, contribuindo para o melhor acondicionamento dos resíduos”.
Para solicitar os projetos do Setor de Educação Ambiental, é preciso entrar em contado pelo e-mail meioambiente@bentogoncalves.rs.gov.br solicitando os mesmos. Dúvidas pelo telefone 3055-7214 com o setor de Educação Ambiental.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Fotos: Divulgação/SMMAM
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves