Nos dias 19, 20 e 21 de outubro, ocorreu em Bento Gonçalves a Mostra Tecno-Científica do Instituto Federal do Rio Grande do Sul. A mostra é dividida em Trabalhos de Nível Fundamental, Médio e Superior, nas modalidades Pesquisa, Indissociável, Ensino e Extensão. O evento multidisciplinar visa estimular a participação em ações de ensino, extensão e a iniciação científica dos estudantes do nível fundamental, médio, de graduação e pós-graduação. E a rede pública de ensino ganhou Prêmio Destaque por meio de dois educandários, a EMEF Ulysses Leonel De Gasperi e a EMTI São Roque/UCS.
A EMEF Ulysses Leonel de Gasperi inscreveu o trabalho “Descarte de óleo de cozinha em uma Comunidade Escolar de Bento Gonçalves – RS: estudo de uma alternativa para a sustentabilidade ambiental” realizado pelos alunos da turma 91 e orientados pelo professor de Ciências, Alexandre Ducatti.
Por meio de sugestões da Secretaria de Educação e do projeto norteador do educandário – “Sustentabilidade e Inovação: Desafios e vivências para um ambiente inteligente”, o trabalho lançou um olhar de como ocorre o descarte correto de óleo de cozinha. O estudo ainda propôs intervenções formativas feitas após a análise dos resultados por meio de questionários aplicados aos estudantes de 6º a 9º anos. Após as conclusões, fez-se necessário realizar atividades de educação ambiental, tais como fôlder enviado às famílias dos alunos sobre o descarte correto, confecção de coletor ambiental de óleo de cozinha e rótulo do coletor pintado pelos alunos.
Alexandre Ducatti ressalta que “o projeto buscou reconhecer o perfil da comunidade em relação à forma de descarte e a destinação final do óleo de cozinha usado e a partir desse entendimento atuar, por meio da Educação Ambiental, de maneira a informar e facilitar as formas de descarte ambientalmente corretas”.
A diretora da EMEF Ulysses Leonel De Gasperi, Ana Paula Poletto, coloca que o projeto possibilitou um aprendizado para um amanhã mais sustentável. “Acreditamos que, através do desenvolvimento das ações voltadas à sustentabilidade, poderemos despertar o interesse e a participação dos nossos alunos e de suas famílias, possibilitando novas experiências e aprendizagens significativas, pois, cada vez mais, se faz necessária e urgente a promoção de ações que privilegiem a sustentabilidade e estimulem a criatividade, favorecendo o pensamento crítico. Os alunos da turma 91 e o professor Alexandre Ducatti foram dedicados e, como presente, receberam a conquista do troféu destaque 2023”.
A EMTI São Roque – Professora Nilza Côvolo Kratz inscreveu o projeto “Ladrilhando: da criação ao produto”. Por meio do seguinte problema “Como construir um ladrilho de tamanho de 20 cm por 20 cm (quadrado), que contenha somente polígonos de formatos diferentes e que o espaço destinado seja totalmente preenchido?”, os alunos do 8º ano, sob a supervisão da professora de Matemática, Cristiane Ferrari Rizzi, empreenderam uma jornada de conhecimento que envolveu cultura maker, pensamento matemático, construção civil e software de geometria dinâmica Geogebra.
A professora Cristiane relata o processo para a busca da solução. “Os estudantes iniciaram a construção com os seguintes materiais: folha de desenho, régua, lápis de escrever e de cor. Na segunda etapa, transcreveram suas ideias para o software de geometria dinâmica Geogebra, no qual foram inseridos a diversas noções primitivas da geometria, revisando e aprimorando as habilidades. A terceira etapa foi a transposição do arquivo para leitura da programação do software da cortadora a laser, na qual os alunos realizaram a impressão dos seus ladrilhos. Nessa etapa contamos com a parceria do professor Delair Bavaresco do IFRS – Campus Bento, viabilizando o corte dos ladrilhos através dos programas Pipa ifmakers e Pet Matemática”.
A aluna Laura de Lina reflete sobre a importância de participar de uma mostra científica. “Estar em uma mostra científica foi muito bom. Eu nunca havia ido em algum lugar como aquele. Foi uma experiência muito boa e única. Falar para as pessoas o nosso projeto que passamos o ano inteiro fazendo e ouvir que eles acharam tão bom, me fez muito bem”.
Nicole da Rosa Carvalho compartilha do mesmo sentimento de sua colega . “Os dois dias na Mostra foram interessantes, diferentes e divertidos. Foi muito legal de participar. Foi um trabalho que precisou de muito esforço, dedicação e tempo”.
A diretora, Andreza Ana Peruzzo, da EMTI São Roque Professora Nilza Côvolo Kratz coloca sobre a importância do protagonismo do aluno e do professor. A valorização do fazer pedagógico, em sala de aula, é o único caminho para melhorar sempre mais a qualidade na educação.
Vale também mencionar que a Mostra Tecno-Científica também contou com a participação da EMEM Alfredo Aveline com o projeto “Elaboração de produtos derivados da uva e a matemática escolar: possíveis aproximações”.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: Divulgação
PG
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves