Na tarde desta segunda-feira, 15, os professores de 3º ano da rede municipal de ensino realizaram visita de estudos ao Distrito de São Pedro. À sombra da “Maria Mole”, nas proximidades do restaurante Nona Ludia, os professores conheceram a curiosa história da família de imigrantes italianos que, no final do século XIX, usou as raízes da árvore como abrigo.
Na sequência, os professores foram acolhidos na Casa do Tomate, pela professora Maristela Lerin, que apresentou o percurso histórico da formação do distrito. Por fim, o grupo conheceu especificidades do cultivo de uvas e da produção de vinhos na região, na Vinícola Salvati & Sirena.
A visitação ao distrito foi organizada pela Associação Caminhos de Pedra e contou com o acompanhamento de Tuane Luchese Zelbrasikowoki. Este momento é o segundo de uma proposta de visitas de estudos que contemplarão todos os distritos e a área urbana do município, contando com o apoio das subprefeituras e Associações dos Distritos, Secretaria de Turismo, Secretaria da Cultura/ Museu do Imigrante e Câmara Municipal dos Vereadores. No próximo mês, os professores visitarão o distrito de Tuiuty.
A ação integra o Projeto “Um Olhar Encantador sobre Bento Gonçalves”, cujo objetivo é promover vivências que desenvolvam o conhecimento e a valorização do nosso município, em seus aspectos econômicos, sociais, históricos e culturais, oportunizando ao aluno a possibilidade de dar sentido à sua circunstância espaço-temporal, de encantar-se com o lugar onde vive e de sentir-se seu co-autor.
A proposta prevê que, no segundo semestre, os alunos protagonizem essas visitas de estudo aos diferentes espaços de Bento Gonçalves, fortalecendo seus laços de pertencimento ao município.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Fotos: Divulgação/SMED
V Simpósio de Aleitamento Materno do Hospital Tacchini reúne mais de 60 profissionais
Melhores vinhos, espumantes e sucos de uva de Garibaldi serão conhecidos na sexta-feira
Armazém das Pontas finaliza preparativos para abertura na sexta-feira