Nesta quarta-feira (26), ocorreu a segunda aula de mais uma edição do projeto Transformando Vidas. A ação é desenvolvida pelo Gabinete da Primeira-Dama, em parceria com o SENAC e a Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social (SEDES).
No encontro desta quarta-feira os jovens conheceram a estrutura do SENAC (local onde será realizado também o curso do programa Jovem Aprendiz), e tiveram uma palestra sobre higiene pessoal, com o propósito de orientá-los sobre o cuidado que devem ter com a imagem pessoal. Até o momento, pelo menos 28 adolescentes estão inscritos para participar e ao longo das próximas semanas a expectativa é que outros jovens também possam se inscrever. As aulas ocorrem semanalmente das 14h às 16h.
O projeto segue ocorrendo ao longo do segundo semestre com temáticas diferentes em cada encontro. Os jovens terão aulas teóricas e práticas semanalmente sobre diversos temas, dentre eles: empreendedorismo, dentre outros temas relacionados a formação pessoal e profissional de cada jovem. Os adolescentes são selecionados pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), atendendo as condicionalidades do Cadastro único, da assistência social.
O jovem Gustavo Vieira, 15 anos, teve a iniciativa de conversar com seus pais e se matricular no projeto. “Desde os meus 14 anos estou querendo trabalhar, e sei que aqui é uma boa oportunidade para me preparar. Estou pensando em quem sabe ir para a área da barbearia, que gosto bastante, então estou bem empolgado. Fiquei impressionado também com a estrutura daqui, é tudo bem bonito e fomos bem recebidos por todos”.
Guilherme de Brito da Rosa, 15 anos, também se diz empolgado com a oportunidade do Transformando Vidas. “Está sendo bem legal fazer novos amigos, e daqui a pouco começar a escolher uma profissão. Essa oportunidade surgiu a partir da minha mãe que viu sobre o projeto e foi no CRAS me inscrever”.
A enfermeira Letícia Poletto Cainelli esteve conversando com os adolescentes e comenta que “nós conversamos com eles sobre a importância de terem um bom hábito de higiene nessa fase de transição da adolescência. Foi bem interessante ter essa fala para que tenham uma noção de como a apresentação pessoal para uma entrevista faz a diferença”.
Para a diretora do SENAC Lisângela da Silva Antonini “o SENAC tem como missão também de transformar vidas. Aqui os adolescentes podem ampliar seus horizontes sobre o futuro de cada um. Eu entendo que essa parceria entre SENAC e Prefeitura faz com que a gente encontre oportunidades, busque cada vez mais formas de engajar esses adolescentes no mercado de trabalho e fazer com que tenham uma oportunidade diferenciada para o futuro”.
A Primeira-dama Cláudia Remus enfatiza que “hoje esses jovens tiveram esse primeiro contato, de fato, com a estrutura do SENAC. É onde eles vão realizar as aulas e interagirem com outras pessoas, para ali na frente se colocarem no mercado de trabalho”.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: Rodrigo De Marco
Alunos da EMEF Maria Borges Frota participam de contação de histórias em alusão à consciência negra
Prefeitura realiza reunião com corsan para tratar sobre o abastecimento de água nos bairros
Em formato on-line, OAB/RS realiza eleições nesta sexta-feira