Os adolescentes receberão um certificado de conclusão e, entre outubro e novembro, participam ainda de oficinas até a conclusão do projeto
Em junho deste ano, 28 jovens iniciaram a participação no projeto Transformando Vidas, realizado pelo Gabinete da Primeira-dama, em parceria com o SENAC e a Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social (SEDES). Ao longo dos meses os jovens tiveram aulas teóricas e práticas semanalmente sobre diversos temas, dentre eles: empreendedorismo, dentre outros temas relacionados à formação pessoal e profissional de cada jovem.
As aulas foram concluídas na última semana no SENAC, com o encerramento do curso Preparação para o Trabalho, com mais de 20 horas de duração e certificado para os presentes. Entre outubro e novembro os adolescentes participam ainda de oficinas, com o intuito de aprofundar ainda mais o preparo para o mercado de trabalho. Em 23 de novembro o Transformando Vidas encerra com a formatura dos jovens.
As oficinas serão voltadas para diferentes áreas. São elas: dicção e oratória ou comunicação, imagem pessoal, Boas Práticas, gastronomia e boas maneiras em eventos.
Os adolescentes que participam são selecionados pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), atendendo as condicionalidades do Cadastro único, da assistência social.
Estefanie Beatriz Ferreira, de 14 anos, foi uma das alunas que se destacou no curso e na última semana já começou a trabalhar numa farmácia local. Entusiasmada com a nova oportunidade, ela comenta que “eu posso dizer que está bem bacana, estou gostando, ainda mais que agora eu começo a ter a minha independência financeira. Estou gostando bastante. Eu consegui esse emprego também porque a professora nos ensinou bastante sobre as questões relacionadas ao comportamento, de como agir na hora da entrevista”.
O jovem Guilherme Anderlei da Rosa, 15 anos, comentou que “o curso foi muito bom, deu para aprender várias experiências novas, e uma delas foi de ser uma pessoa melhor. Eu ainda não sei onde vou trabalhar, mas penso na área do comércio. Foi bem legal fazer novas amizades também. O curso foi muito importante, ainda mais que reforçou a importância de nossa imagem e postura profissional para o mercado de trabalho”.
A Pedagoga do Trabalho, empresária e especialista em educação corporativa Juliana Correa esteve trabalhando com os jovens nas capacitações. A profissional destaca que “durante as nossas aulas trabalhamos muito sobre dicas práticas para esse momento tão esperado por eles, mas além disso, olhamos para as habilidades e potencialidades de cada um deles, despertando sonhos, reconhecendo suas capacidades e a importância de se tornarem protagonistas de suas histórias de vida. Olhar para cada um deles no último dia de aula e perceber a transformação que já tiverem, neste curto espaço de tempo, é carinho na alma e motivo para seguir em frente, contribuindo para o desenvolvimento de pessoas e profissionais”.
A Primeira-dama Cláudia Remus destacou sobre o projeto: “É uma alegria estarmos finalizando mais uma edição do projeto Transformando Vidas, que tem por objetivo final apresentar à sociedade jovens prontos para a busca de um emprego. Esses pequenos cursos que foram realizados fizeram a diferença para que alguns destes jovens pudessem conquistar o primeiro emprego. São pequenas ações que fazem a diferença”.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Fotos: Rodrigo De Marco
1º Simpósio de Estomias do Tacchini reúne 70 profissionais de saúde
Secretaria da Mobilidade informa alterações no trânsito no bairro Maria Goretti, em Bento
Valor de repasse do IPE Saúde é ampliado e prestadores receberão R$ 163,1 milhões nesta quinta, dia 21