Na última semana de maio, ocorreu, na Praça CEU, no Bairro Ouro Verde, em Bento, a finalização da primeira etapa do projeto Transformando Vidas. Foi executada a formação socioprofissional “Preparando-se para o primeiro emprego”, em parceria com o Senac, com a professora Juliana Correa. Durante o curso, foram explanados conteúdos como comunicação eficaz, postura profissional, trabalho em equipe e resolução de problemas, com o foco na socioemocionalidade (empatia, gestão de emoções).
Por meio da capacitação, com carga horária de 21h, os adolescentes, selecionados por meio dos Centros de Referências de Assistência Social, já estão construindo um perfil de profissional apto a atender as demandas do mercado de trabalho, com qualidades essenciais de ética, comprometimento, proatividade, produção de soluções e de resultados e de protagonismo.
“Os adolescentes do projeto Transformando Vidas terão a oportunidade de se destacar ao adotarem uma postura comprometida e engajada. Profissionais que demonstram responsabilidade, iniciativa e vontade de aprender se tornam indispensáveis para o sucesso das empresas. Além disso, ao desenvolverem habilidades como autogestão, inteligência emocional e adaptabilidade, estarão mais preparados para enfrentar os desafios do mercado, aproveitar oportunidades e construir uma trajetória profissional sólida e promissora”, enfatiza Juliana.
A capacitação já promoveu uma tomada de consciência em relação ao futuro. O feedback dos alunos demonstram uma perspectiva de construir possibilidades, como seguem abaixo os depoimentos.
Para Emilie Kilka, o curso veio de encontro aos anseios. “Aprendi que posso fazer as coisas dar certo, falando a verdade, sendo dedicada; nunca deixar de valorizar cada ensinamento. Esse curso aprendemos sobre a vida real. Que não é a classe social que faz você chegar em algum lugar na vida. E essa jornada foi uma das melhores coisas que fiz e o curso está marcado profundamente na minha memória”.
“Melhorei a forma de comportamento e atitudes, a ter um pouquinho mais de maturidade, comprometimento. Aprendi também a trabalhar em grupos. Me fez tornar uma pessoa melhor, percebi isso no final do curso”, diz Yasmin Maciel.
“O que mais gostei de aprender a nunca parar de sonhar. Aprender a criar oportunidades e seguir a ter o que eu quero. E tudo que aprendi, sei o que eu quero para a minha vida e agora sei como seguir”, fala Rafaela Antunes.
Os depoimentos expressam um panorama de como o projeto cria vínculos, contribuições e esperanças, por meio de uma formação plena de significados, onde se encontra pilares estruturantes de um processo formativo e atento às questões emocionais, psicológicas e de habilidades e competências.
Para Juliama “a colaboração entre diferentes instituições e profissionais permite que os jovens recebam suporte, orientação e incentivo, ajudando-os a se preparar para o mercado de trabalho com mais confiança. Minha contribuição no projeto foi focada em fortalecer esse processo de aprendizado e desenvolvimento, para que os adolescentes não apenas adquiram conhecimento, mas também se sintam motivados e preparados para enfrentar desafios profissionais. O impacto dessa iniciativa vai além da formação técnica, pois promove autonomia, autoestima e inclusão social, criando oportunidades reais para um futuro mais promissor”.
Após essa primeira etapa, na última sexta-feira (07), os adolescentes do projeto receberam aulas de culinária, no Senac, especificamente sobre pães, com o professor Edivan Woithoski, e, no dia 30 de junho, será na Biscoitteria Itallinea, no Vale dos Vinhedos. No dia 04 de julho, a turma volta para a Praça CEU, para o início do curso Design Thiking, também com o Senac.
A Primeira-dama, Cláudia Remus, comenta sobre o processo formativo do projeto Transformando Vidas. “É preciso oferecer capacitações que auxiliam na construção de projetos de vidas, de alcançar os objetivos inerentes às conquistas, tanto na parte pessoal, quanto profissional. Assim, a primeira etapa mostrou desde o perfil do profissional e os meios e a realidade atual do mercado de trabalho. A professora Juliana realizou um trabalho ímpar, de incentivo e aberto às possibilidades, criando pontes concretas para o desenvolvimento integral dos adolescentes”.
Fonte e foto: Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura
PG
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