Dando continuidade ao processo formativo do Projeto Transformando Vidas, na última sexta-feira (11) iniciou, na Praça CEU, no Ouro Verde, o Curso Design Thinking, com o professor de tecnologia e inovação e facilitador de soluções criativas com tecnologia, Eduardo Tusset. Em parceria com o Senac, o Design Thinking propõe metodologia diferente para resolver problemas. Por meio da escuta e do diálogo, é construída uma sinergia de entendimentos e compreensões acerca do assunto.
De caráter colaborativo, o Design Thinkin aprimora as leituras referentes às metas, objetivos e problemas apresentados. “Em vez de tentar achar a solução sozinho, a gente conversa com outras pessoas, entende o que elas estão sentindo e pensa em ideias criativas juntas. É como montar um quebra-cabeça com várias mãos, buscando melhorar a vida de alguém, seja com um projeto, produto ou serviço”, enfatiza Eduardo.
Para o repertório são necessários recursos, que são ferramentas que ajudam a refletir com criatividade e organização, potencializando os cenários reais, que são: pesquisa com as pessoas (ouvir histórias, entender dificuldades); mapa de empatia (enxergar o mundo pelos olhos de outra pessoa); brainstorming (jogar várias ideias, sem medo de errar); protótipos (criar uma versão simples da ideia para testar); apresentação em grupo: mostrar o que foi feito e melhorar com sugestões.
A formação vai além do curso, e expressa uma oportunidade para desenvolver habilidades importantes que vão ajudar na vida e no trabalho, assim como, na transparência da comunicação e nos problemas práticos diários, por meio da educação. “Essas habilidades são muito valorizadas por empresas e também ajudam no dia a dia em casa, na escola ou no bairro. O conhecimento que nasce aqui pode abrir portas no futuro. Estou ajudando os alunos a criarem ideias que podem mudar a realidade deles com o auxílio da tecnologia, também. Nos dias atuais a tecnologia está presente, e isso atrai, e os mantém ativos. Busco auxiliar em diversas técnicas para despertar interesses que até então não tinham ideia de que era possível”, frisa o professor.
Conforme a Primeira-dama, Cláudia Remus, o Curso de Design Thinking expressa o pensar “fora da caixa”. “O percurso formativo proporciona trabalhar o individual e o coletivo, criando aberturas para nossos participantes visualizarem possibilidades de trabalho, de emprego, de projetos de vidas. Assim, eles vão ter ferramentas essenciais e estruturantes para o mercado de trabalho e para as mudanças que a vida coloca, tendo uma base de ensino de qualidade proporcionada pelo Senac. O Design Thinking tem uma linha de pensamento horizontal, focada no humano e nas relações profissionais”.
O curso finaliza no dia 29 de agosto, totalizando 24h. Os jovens do Projeto Transformando Vidas iniciaram as atividades no final de março do corrente ano, com o curso de “Preparando-se para o primeiro emprego”, com a professora Juliana Correa, visitação à Itallinni Biscotteria, no Vale dos Vinhedos, e Oficina de Pães, com o professor Edivan Woithoski. Com previsão em outubro, será realizado o evento de encerramento, no CTG Laço Velho.
Apeme anuncia nova edição do Feirão de Empregos no mês de novembro em Garibaldi
Receita Estadual convoca contribuintes do Simples Nacional para regularizarem divergências
Receita Estadual autua dois caminhões com cerca de R$ 8 milhões em cigarros transportados sem documentação fiscal