Nesta quarta-feira (19), o Gabinete da Primeira-dama de Bento Gonçalves deu início às atividades de mais uma edição do Projeto Transformando Vidas, realizado em parceria com o SENAC e a Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social (SEDES). O primeiro encontro com os jovens ocorreu no auditório da Sala dos Conselhos, anexa ao Complexo Administrativo, com a apresentação dos jovens inscritos no projeto.
A partir da próxima semana os encontros ocorrerão no SENAC, local onde será realizado também o curso do programa Jovem Aprendiz. Até o momento, pelo menos 28 adolescentes estão inscritos para participar e ao longo das próximas semanas a expectativa é que outros jovens também possam se inscrever. As aulas ocorrem das 14h às 16h.
O projeto segue ocorrendo ao longo do segundo semestre com temáticas diferentes em cada aula. Os jovens terão aulas teóricas e práticas semanalmente sobre diversos temas, dentre eles: empreendedorismo, dentre outros temas relacionados a formação pessoal e profissional de cada jovem. Os adolescentes são selecionados pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), atendendo as condicionalidades do Cadastro único, da assistência social.
A jovem Maiara Campos Soares, de 15 anos, não escondeu o entusiasmo em iniciar no projeto. “Está muito bom, estou gostando bastante e já sonho com o meu primeiro emprego. Eu quero ser brigadiana, é realmente o que gostaria de ser. Além disso, está sendo legal conhecer o pessoal e pretendo ficar aqui um bom tempo para conquistar o máximo de experiência possível. É uma troca bem interessante”.
Estefanie Beatriz Ferreira, de 14 anos, destaca que “eu queria mesmo é ser designer de sobrancelha e sei que aqui é uma boa oportunidade para começar a trilhar o meu caminho. É bem legal estar fazendo novos amigos e ter essa chance de começar a ter as primeiras oportunidades. Vou me esforçar ao máximo”.
A responsável pelas soluções corporativas do SENAC, Quelem Maciel, participou do primeiro encontro, conversando com os jovens sobre o projeto e o que podem esperar das aulas. “Eu vejo como sendo a oportunidade de transformar a vida deles, mostrando um caminho. É agora que eles podem ser o que quiserem. O nosso papel trazendo essa oportunidade é mostrar pra eles as opções, como se preparar pra isso, para uma entrevista de emprego, por exemplo. Não é simplesmente ser um jovem aprendiz, mas ir além e ter uma vida profissional”.
O primeiro encontro contou também com a participação da Secretaria da Educação (SMED), através de um bate-papo com a psicóloga do núcleo de inclusão Nádia de Césaro. No encontro foi trabalhado sobre educação emocional e as funções das emoções. “Nós entendemos que é importante trabalhar ressa questão da educação emocional, porque no mercado de trabalho isso também faz a diferença. Pensamos em contribuir nesse sentido, para que eles consigam identificar o que sentem e entender o que o outro está sentindo”.
A Primeira-dama Cláudia Remus destacou sobre o projeto. “O projeto Transformando Vidas tem como objetivo final apresentar à sociedade jovens prontos para a busca de um emprego, e que irão enfrentar as dificuldades diante do mundo do trabalho. Para isso fazemos uma série de pequenos cursos, que tem por objetivo deixá-los prontos para o mundo profissional. São pequenas ações que realizam no curso que fazem a diferença”.
O secretário da SEDES Wagner Dalla Valle também esteve presente no encontro e comenta que “é um momento para aproveitarem essa oportunidade e o nosso papel é esse, para que essas vidas sejam transformadas. Não é apenas a questão do emprego, mas desses jovens seguirem num caminho certo e próspero na vida”.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: Rodrigo De Marco
PG
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves