Faltam poucos dias para o encerramento da quinta edição do projeto social Transformando Vidas, promovido pelo Gabinete da Primeira-Dama. No período que antecede a culminância, os 22 jovens integrantes fazem os últimos ajustes das roupas e ensaios para o grande dia. O evento está marcado para a noite do dia 18 de agosto, às 19h30, no Clube São Bento.
Até o ano passado, a iniciativa se chamava Sonhos de Menina Moça, voltada apenas para meninas debutantes. “O Gabinete viu a necessidade de contemplar meninos também. Por que não comemorar os 15 anos de um rapaz? Então, o projeto não podia mais ter o mesmo nome”, explica a primeira-dama de Bento Gonçalves, Cynthia Pasin.
Desde abril, os adolescentes, sendo 14 meninas e oito meninos, tiverem encontros semanais com oficinas de preparação para vida e mercado de trabalho, além de debates sobre áreas da saúde e beleza, confecção de currículos, entre outros. Neste período, a ação contou com a ajuda de empresas de transportes no custeio de passagens e lanches.
O adolescente Ryan Ferreira Lima conta que gostou muito dos cursos e que isso mudou sua rotina e relação familiar. “Tivemos muitos momentos legais juntos. O que mais gostei foi a parte que ensinaram como se portar numa entrevista de emprego. Isso foi muito bom para mim, pois eu comecei a perder a timidez, e, hoje, passo a escutar mais as pessoas”, pontua.
Além disso, desde a edição passada, o projeto encaminha os participantes para o Jovem Aprendiz por meio do SENAC/SENAI. “Sempre tivemos o intuito de fazer a diferença na vida destes adolescentes, promover a inclusão social, orientar psicologicamente, tratar sobre a auto-estima, conflitos familiares, entre outros. O encaminhamento ao mercado de trabalho é mais um objetivo alcançado. É mais do que oferecer a oportunidade do primeiro emprego, é mudar a realidade de um jovem”, destaca a primeira-dama.
A adolescente de 15 anos, Érica Noronha trabalha no Hospital Tacchini e foi uma das contempladas pelo Jovem Aprendiz. “Este é o meu primeiro emprego e estou gostando muito. Trabalho no setor Administrativo, então faço um pouco de tudo, RH, entre outros”, afirma.
Com esta edição, o projeto já beneficiou cerca de 85 adolescentes. Eles são escolhidos por meio do Cadastro Único e, além de realizarem o sonho de celebrar esta fase de transição, participam de diversas atividades de promoção ao bem-estar, saúde e cidadania.
O sucesso do programa deve-se, também, ao apoio de parceiros. Cada um dos integrantes conta com um casal de padrinhos, que auxiliam na confecção do vestido, na compra do terno, gravata, sapato, entre outras despesas.
O 5º Transformando Vidas conta com a parceria dos seguintes padrinhos: Adhapt Atelier, CIC, ExpoBento, Promoserra e Sociedade 20 de Novembro, Sindilojas, FTEC, CDL, Di Paolo, Farmácia Flor Essência, Italínea Móveis, Caitá Supermercado, Datamais, Sicredi, Imperbrás, Sérgio Giacomello, Clínica de Cardiovascular Dr. Pisani, Todeschini S.A., OAB e Dupont Spiller.
Fonte: Prefeitura de Bento
Foto: Arquivo
Rio Grande do Sul apresenta melhora histórica nos indicadores de crimes no campo com ações na área da segurança
Serasa disponibiliza mais de 10 milhões de dívidas para negociação com 99% de desconto
Dia da Independência do Brasil – 7 de Setembro