A madrugada do dia 18 de janeiro vai marcar o início de uma experiência única para oito acadêmicos da UCS. Acompanhados de dois professores da Universidade, eles iniciam o percurso rumo à cidade de Porto, no estado do Piauí. O grupo, coordenado pelos docentes Michel Mendes, da Área do Conhecimento de Humanidades, e Gisele Cemin, da Área de Ciências Exatas e Engenharias, vai desenvolver diversas atividades com o objetivo de melhorar a qualidade de vida daquela comunidade piauiense.
Para o período de 17 dias que passarão no Nordeste brasileiro, a equipe se preparou durante meses para organizar um cronograma de atividades orientadas por diferentes eixos. Comunicação, Tecnologia e Produção, Meio Ambiente e Trabalho são temas que guiarão o trabalho dos acadêmicos.
Conforme Michel, o cronograma já está fechado e foi pensado a partir de encontros presenciais da equipe e também de muitos debates a distância. A formação ao longo do semestre buscou qualificar as propostas do projeto da UCS, aliando as demandas do município e as inovações criadas pelos acadêmicos, valorizando a autoria dos projetos. As demandas do município de Porto foram recebidas por Michel no mês de setembro, quando ele viajou para lá durante viagem precursora.
“O que chamou minha atenção foram as propostas inovadoras que o grupo criou, tendo em vista suas áreas de formação, mas principalmente as experiências construídas no mundo de trabalho por parte dos estudantes”, explica Michel.
Ele destaca que o clima do grupo revela dois movimentos muito importantes: finalizar as propostas de trabalho com qualidade e a curiosidade natural em relação à viagem, ao município e à operação como um todo. De acordo com ele, o grupo entende a necessidade de um trabalho forte, coerente e competente, que levem em conta as particularidades do município e que respondam às necessidades e interesses da comunidade. “Temos a expectativa de realizar uma excelente operação, deixando nossa marca na comunidade, no município, mas, principalmente, de retornar transformados e com a certeza do trabalho realizado com seriedade e gratidão”, explica.
Quem vai participar
21 anos – Acadêmica de Ciências BiológicasExpectativas: Por muita aprendizagem e troca de experiências. Estou alegre por realizar algo em prol das pessoas, com trabalho, esforço.
Atividades: Ações relacionadas à beleza e à autoestima e atividades voltadas a práticas de atendimento ao público.
23 anos – Acadêmico de Ciências BiológicasExpectativas: Compartilhar experiências e ser tocado pela troca de saberes possibilitada pela diversidade cultural do nosso país.
Atividades: Compostagem, purificação da água, horto, relógio do corpo humano, oficina sobre resíduos sólidos urbanos, produção de repelentes naturais.
21 anos – Acadêmica de Ciências BiológicasExpectativas: Desenvolver a troca de saberes entre os rondonistas e os piauienses, levando à comunidade informações que melhorem a qualidade de vida.
Atividades: Oficinas de Plantas Alimentícias Não Convencionais (Pancs), elaboração de Cosméticos Naturais e Educação Ambiental com o Rio Parnaíba.
20 anos – Acadêmica de DireitoExpectativas: As melhores possíveis! Acho que as nossas atividades estão muito bem planejadas e organizadas! Espero poder fazer o melhor para que o nosso projeto seja um sucesso.
Atividades: Ações que envolvem artesanato, tecidos, bordado e trabalhos com reciclagem de garrafas de vidro.
35 anos – Acadêmico de SociologiaExpectativas: Quero exercer e promover cidadania! Contribuir para o desenvolvimento do município, através da apresentação de propostas de alternativas de trabalho e renda.
Atividades: Ações voltadas para a qualificação da agricultura familiar sustentável, como alternativas para cultivos orgânicos e criações animais.
26 anos – Acadêmica de Direito do CARVIExpectativas: Transmitir o meu conhecimento e evoluir como pessoa e profissional.
Atividades: educação ambiental para crianças, alerta e impacto das fake news, estratégias de comunicação oral, elaboração de projetos, gestão de pessoas, oficinas com foco no cooperativismo e turismo local.
23 anos – Acadêmico de FarmáciaExpectativas: O projeto é uma ótima oportunidade de me aprimorar como profissional e como ser humano, e de fazer a diferença na realidade das pessoas.
Atividades: Produção de diferentes produtos a partir de insumos naturais, como plantas medicinais. Cuidados no manejo de resíduos da saúde, oficina de educação ambiental.
28 anos – Acadêmico de Processos GerenciaisExpectativas: Entender um pouco sobre a realidade brasileira, buscando ajudar o máximo possível a comunidade, agregando conhecimento e trabalhando em equipe.
Atividades: Produção de cervejas artesanais, atividades de gestão de custos e oficinas de resíduos como fonte de renda.
Fonte: UCS
Diocese de Caxias do Sul participa do Seminário Regional da Campanha da Fraternidade 2025 em Porto Alegre
Setor Juventude da Diocese de Caxias participa da última reunião do ano do Serviço de Evangelização do Regional Sul 3 da CNBB
Diocese de Caxias do Sul realiza primeira edição do Bazar Solidário Cáritas no dia 16 de novembro