O projeto Recicle com a gente – Lâmpadas Fluorescentes, foi apresentado na tarde desta segunda-feira, dia 1º de abril, na sala de cinema da Fundação Casa das Artes, em Bento Gonçalves. Através da prefeitura foi firmada uma parceria com a empresa Reciclus que é uma organização sem fins lucrativos, idealizada, formada e sustentada por Empresas Fabricantes, importadores de lâmpadas e equipamentos de iluminação.
A empresa foi criada a partir da assinatura da Lei PNRS, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e de um acordo setorial, que prevê a redução na geração de resíduos, tendo como proposta, melhorar a prática de hábitos de consumo sustentável e propiciar o aumento da reciclagem e da reutilização de materiais no Brasil.
O secretário interino de meio ambiente do município, Carlos Quadros, destaca a importância da parceria. “É com grande alegria que nós de Bento Gonçalves recebemos esse trabalho que a Reciclus tem feito em todo o país, principalmente na questão da logística reversa. O projeto traz inúmeras vantagens, mas a principal delas é a proteção do meio ambiente e pra nós isso é o fundamental“.
O diretor da empresa Reciclus, Willian Gutierrez, também conversou com a reportagem da Rádio Difusora. Ele explica que a Associação organiza e desenvolve a coleta e o encaminhamento correto de lâmpadas fluorescentes, através de pontos de coleta, principalmente em lojas e redes de supermercados que comercializam lâmpadas distribuídos pelo Brasil.
A partir da coleta, a Reciclus é responsável pelo encaminhamento de cada um dos elementos das lâmpadas para o armazenamento correto de componentes nocivos, como o mercúrio por exemplo, e a reciclagem das outras partes, como o vidro. Isso é chamado de logística reversa.
O diretor ressalta que a atividade depende do engajamento do consumidor final descartar corretamente e de vários agentes da cadeia de produção e distribuição de lâmpadas fluorescentes compactas e tubulares.
“Todas as lâmpadas que já estão queimadas ou em fim de uso, nós pedimos para a população levar até um coletor da Reciclus que vão estar no comércio local, e colocar suas lâmpadas ali, de forma gratuita, que a nossa empresa faz toda a logística reversa e a destinação correta desse material, principalmente de um agente contaminante contaminante que tem dentro de cada lâmpada que é o mercúrio“.
Atualmente a Reciclus já atua com mais de 1.500 pontos instalados em todo o território brasileiro, em mais de 200 municípios. Conforme a empresa, o objetivo é atingir até o final de 2021 mais de 900 municípios em todo o país e mais de 4 mil polos de entrega. Em Bento Gonçalves, a meta é entregar 16 pontos de coleta para a população. Os locais serão divulgados em breve.
Fonte: Central de Jornalismo da Rádio Difusora
Clique na imagem para ampliar:
Treinão no Lago Fasolo, em Bento, reuniu atletas e comunidade
Atrações do Nossa Arte Circula RS chegam a Bento Gonçalves na sexta-feira (29/11)
Projeto Trasnformando Vidas 2024 é finalizado com baile no São Bento, em Bento Gonçalves