O gabinete do deputado estadual Gilmar Sossella (PDT) foi palco nesta quarta-feira de uma reunião para debater o Projeto de Lei 166/2015. O encontro contou com a presença de representantes do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), do Sindicato de Hospedagem e Alimentação de POA e Região (SINDHA) e da Associação Gaúcha de Vinicultores (Agavi).
A proposta dispõe sobre a reserva de percentual para comercialização de vinhos e sucos produzidos no Estado em seus estabelecimentos comerciais. “A cada encontro nos sentimos mais honrados com o aperfeiçoamento de ideias e a aproximação das partes envolvidas pela proposição”, destacou Sossella.
O projeto de lei foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Parlamento e agora aguarda votação em Plenário. A iniciativa defende que os bares e restaurantes devem dispor 50% em suas cartas de vinhos produzidos no Estado. Já os supermercados deverão contar com 25% de vinhos gaúchos nas prateleiras.
Pelo SINDHA participaram os vice-presidentes João Antônio Longoni Klee e Sandro Morganti Zanette, a assessora jurídica Nádia Garske e a superintendente Patricia Danielson. Pelo Ibravin, estavam presentes o diretor executivo Carlos Raimundo Paviani e o conselheiro Darci Dani, que também é diretor-executivo da Agavi. Também acompanharam o encontro a chefe de gabinete do deputado estadual Vinícius Ribeiro (PDT), que protocolou originalmente o PL, Eloá Nespolo; e o jornalista Armando Burd, colunista do Jornal O Sul.
Fonte: Gabinete do Deputado Gilmar Sossela
Audiências Públicas de prestação de contas serão no dia 30 de maio
Vinícolas já podem inscrever amostras na Avaliação Nacional de Vinhos Safra 2025
Deputado Pasin destaca legado da imigração italiana em Grande Expediente Especial na Assembleia Legislativa