Projeto que beneficia autistas e familiares é aprovado na Câmara de Bento

Foi aprovado na última sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves, o  PLO nº 162/2018, de autoria do vereador Moacir Camerini. Que obriga “os estabelecimentos públicos e privados localizados no município a inserir, nas placas de atendimento prioritário, o símbolo mundial do autismo, bem como, nas placas indicativas de vagas preferenciais em estacionamentos e garagens, mensagens educativas”.

Segundo o vereador o projeto surgiu de uma demanda dos familiares de pessoas com autismo e que buscam melhorias nos seus direitos “essa demanda chegou a mim através dos familiares e de pessoas ligadas ao autismo pra nós termos mais benefícios a esses portadores e suas famílias. Hoje nós temos vagas de estacionamento e placas de sinalização para idoso, pra deficientes, e os autistas buscam também o seu espaço, seus benefícios. É um projeto de apoio, queremos que a prefeitura sancione e fiscalize esse projeto”

O próximo projeto deve ser uma identificação aos portadores de autismo “é uma carteirinhadownload municipal para os autistas poderem se identificar, para terem acesso com meia entrada em eventos, como o cinema por exemplo”, destacou o vereador. O plenário ainda aprovou por unanimidade uma emenda aditiva ao projeto apresentada durante a sessão pelo vereador Marcos Barbosa

O autismo, cientificamente conhecido como Transtorno do Espectro Autista, é caracterizada por problemas na comunicação, na socialização e no comportamento, geralmente, diagnosticada entre os 2 e 3 anos de idade.

Cláudia da Cruz Pimentel, é coordenadora da Associação Pro-autista Conquistar. Ela ressaltou os benefícios que o projeto pode trazer “esse projeto com certeza vai beneficiar uma infinidade de famílias que passam por dificuldades no dia a dia. Eles já são considerados pessoas com deficiência, tem prioridade nos atendimentos mas ainda passam por dificuldades, até explicar que um autista, que não tem características físicas de deficiência, precisa de atendimento prioritário, é bastante complicado, então esse projeto só vem beneficiar todas essas famílias”.

Segundo Cláudia um dos empecilhos em alguns locais como uma simples fila de banco, por exemplo, é que os autistas não possuem uma característica física visível que as distingue de outras pessoas, tornando difícil para as pessoas que possuem o transtorno exercer o seu direito de prioridade. “Diferentemente de outras deficiências o autismo não deixa claro fisicamente que a pessoa é autista, então com o uso do símbolo fica mais fácil para as famílias, e posteriormente com a introdução das carteirinhas vai ficar ainda melhor”.

Esta síndrome faz com a criança apresente algumas características específicas, como dificuldade na fala e em expressar ideias e sentimentos, mal-estar em meio aos outros e pouco contato visual, além de padrões repetitivos e movimentos estereotipados, como ficar muito tempo sentado balançando o corpo para frente e para trás.

error: Conteúdo Protegido