Inova Bento e UCS Bento querem disseminar práticas de inovação entre estudantes para fomentar criação de novos negócios em oito municípios com iniciativa oriunda de recursos da Consulta Popular
Um projeto realizado em parceria entre o Inova Bento e a UCS Bento pretende disseminar a cultura da inovação e do empreendedorismo na região ao longo dos próximos dois anos, envolvendo atividades com estudantes do ensino médio em oito municípios da microrregião de Bento Gonçalves. A ideia do Hub de Inovação Regional, como é chamado o projeto, é ativar e conectar o ecossistema de inovação para fomentar a criação e o desenvolvimento de novos negócios de base tecnológica. A UCS entra como executora do projeto, pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS demandar a atuação de uma Instituição de Ciência e Tecnologia (ICT) com reconhecida expertise em inovação. “Queremos promover capacitação, discutir metodologia de criação, falar mais de inovação e dos desafios do mercado de trabalho, abrindo novas portas para os jovens em relação a isso antes mesmo de finalizarem o ensino médio, despertando-os para novas oportunidades”, diz um dos responsáveis pelo projeto, o diretor acadêmico da UCS Bento, professor Mauricio Schafer.
A proposta será viabilizada com recursos de R$ 432.142,86, oriundos da Consulta Popular de 2023, quando o projeto foi eleito uma das prioridades regionais. Também haverá recursos de contrapartida da universidade. Cerca de mil pessoas, direta e indiretamente, devem ser impactadas pela ação nos municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi, Carlos Barbosa, Farroupilha, Flores da Cunha, Guaporé, Veranópolis e Nova Prata. Estruturado em uma jornada progressiva de três etapas, o projeto guiará os participantes desde o primeiro contato com o empreendedorismo até a aplicação prática de suas ideias. Eles participarão das fases de sensibilização, mobilização e aplicação.
A primeira delas será voltada a oficinas de Introdução ao Empreendedorismo e Criatividade, com dinâmicas para estimular a ideação e a resolução de problemas, e de Modelagem de Negócios com Business Model Canvas, oferecendo os primeiros passos para estruturar uma ideia de negócio. Ao todo, serão 16 oficinas, duas em cada um dos oito municípios, em lugares a serem divulgados.
Na fase seguinte, ocorrerá a capacitação de mentores, especialmente de professores. “Nós entendemos que precisamos plantar uma semente no ensino médio, e os professores são estratégicos para isso, porque ao entender mais de empreendedorismo e inovação, ele consegue identificar, apoiar e incentivar novos talentos e negócios, contribuindo com o desenvolvimento econômico e social da região”, analisa Schafer. Também na fase de mobilização está prevista a realização de um evento de grande porte para conectar todo o ecossistema, com exposição de startups, hackathon para resolução de desafios reais, painéis sobre inovação, criatividade e empreendedorismo e sessões de matchmaking e visitas técnicas a empresas. Por fim, a fase de aplicação contemplará um programa de ideação e modelagem de novos negócios, com 10 encontros em Bento Gonçalves. A metodologia utilizada será baseada no programa StartUCS, com os participantes sendo guiados na formulação de problema, na validação da solução e modelo de negócio e na apresentação final em um “pitch day”. “Será para transformar os problemas em novas soluções e os projetos em empresas”, comenta Schafer.
Para ele, o grande mérito do Hub de Inovação Regional é entrar nas escolas para fomentar pautas de empreendedorismo e de inovação. “Serão 40 atividades em diferentes cidades, fortalecendo e melhorando a cultura da inovação nos municípios e na região. O projeto também pensa no desenvolvimento futuro das cidades, pois vai gerar impacto social e econômico e deixar um legado nas pessoas, nos negócios e no ecossistema”, comenta Schafer. Para o sub-reitor da UCS Bento, Fabiano Larentis, a ação também mostra a importância das ações colaborativas. “É a universidade contribuindo, em conjunto com o Inova Bento, com o desenvolvimento e intensificação da cultura da inovação na região, cumprindo sua missão em prol do desenvolvimento sustentável”, diz.
É com esse mesmo propósito que o Inova Bento dará suporte ao projeto. O espaço, sediado no Centro Empresarial, surgiu oficialmente em 2023 para estimular a cultura da inovação nos negócios. “Estamos dando um novo sentido a isso com esse grandioso projeto, envolvendo os jovens que serão os empreendedores do amanhã. De fato, o Inova Bento passa a ter um alcance maior, atuando como um hub regional de inovação aberta, para conectar empresas, instituições, startups e investidores e acelerar a criação de novas soluções”, diz o gestor do Inova Bento, Roberto Carraro..
O espaço é resultado uma ação conjunta envolvendo o Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), a Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs) e a Prefeitura de Bento Gonçalves, todos mantenedores do Inova Bento.
Fonte: Exata Comunicação
Foto: Divulgação Inova Bento
Raquel Piegas
Exata Comunicação e Eventos
Dom José Gislon – Romeiros e “peregrinos da esperança”
12 de outubro: Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil
Estado assina convênios com 17 municípios para criação e ampliação de Centros de Referência de Atendimento à Mulher